Nacional

Mancha verde em lagoas da Zona Oeste do Rio intriga moradores

 

Uma mancha verde nas lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, ambas na Zona Oeste do Rio, intrigou moradores dos dois bairros. Nas fotos do biólogo Mário Moscatelli exibidas no RJTV deste sábado (27) é possível ver peixes mortos. Segundo o especialista, a mancha foi provocada por cianobactérias, esgoto e calor. A combinação teria sido fatal para os peixes.

"É surpreendente na medida em que os Jogos Olímpicos se aproximam e os legados continuam no papel. Na prática, na Baixada de Jacarepaguá temos todos os rios podres e mortos devido à quantidade de agosto. As lagoas continuam à espera de um posicionamento do Ministério Público, que resolveu questionar o projeto de recuperação, praticamente parado há 6 meses", explica Moscatelli.

Inicialmente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que as bactérias não eram tóxicas. Depois, corrigiu e afirmou que, apesar das toxinas, os peixes morrem por conta da baixa oxigenação das águas, que estaria relacionada às altas temperaturas.

O Inea afirma ainda que monitora a presença de bactérias nas praias da Barra e nas lagoas de Jacarepaguá. A qualidade da água é divulgada em boletins de balneabilidade. O instituto diz, por fim, que a melhora dos níveis de oxigênio vai ocorrer com a conclusão das obras de recuperação das lagoas da Zona Oeste da capital.

 

Baía de Guanabara

Neste sábado (27), outra mancha — e de coloração mais escura — foi encontrada também na Baía de Guanabara. Neste caso, porém, o biólogo Mário Moscatelli deve ser resultado de um sedimento do fundo da Baía que teria sido remexido.

 

Fonte: G1

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus