Nacional

Mamaço em Brasília incentiva aleitamento e doação de leite materno

(Elza Fiuza/Agência Brasil)Elza Fiuza

Com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância da amamentação e incentivar a doação de leite materno, bem como demonstrar que não há vergonha em amamentar em público, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em parceria com bancos de Leite, Posto de Coleta e a Companhia Metropolitana do DF (Metrô-DF), realizou hoje (19), um mamaço na estação terminal do Metrô em Samambaia.

O ato também abriu a campanha Incentive a Vida, que vai arrecadar, até o dia 30 de setembro, frascos de vidros com tampa de plástico (maionese, café solúvel etc) para os bancos de leite do DF.

Para a lactante Hellen Aparecida Lopes, a doação é importante porque o leite materno é fundamental para a saúde da criança nos primeiros meses de vida. “Eu nasci prematura, meu esposo também e precisávamos de leite materno e não tivemos a oportunidade. Com essa iniciativa, as crianças que nascem prematuras tem a oportunidade de ter o leite materno. Eu participo por amor, minha filha é saudável graças ao leite materno e é o que eu espero para as crianças que recebem o leite”, disse.

Doadora desde o nascimento do filho, Lorrayne Paiva fala da importância de incentivar a amamentação. “Eu faço doação de leite desde que o neném nasceu. Graças a Deus tenho quantidade de leite suficiente para ele e para doar para outras crianças. O aleitamento materno é muito importante, algumas pessoas optam por mamadeira ou alimentos artificias pela comodidade e procuramos incentivar que o leite materno é o melhor pra criança”, ressalta.

A chefe do Posto de Coleta de Samambaia, Débora Ribeiro Vieira, descreve o funcionamento do posto e explica como incentivam a doação. “O Posto de Coleta existe há 12 anos. Como nós ficamos ao lado da maternidade do hospital da Samambaia conseguimos captar muitas mães. Muitas não sabem da importância de tirar o leite, até para não causar problemas futuros, então ali mesmo orientamos e as convidamos para serem doadoras”, disse.

Débora Vieira contou que, ao longo do ano, há campanhas tanto de incentivo tanto ao aleitamento quanto à doação de leite materno. “Nós fazemos uma semana para as doadoras, em agosto fazemos uma semana de amamentação e agora estamos tendo mais essa oportunidade. Nós tentamos ao máximo mimar essas mães, porque o ato delas é um ato de amor. Sabemos que amamentar não é fácil, dói. E com esse atos sensibilizamos para chamar novas doadoras”, disse.

A coleta de leite humano pode ser feita em casa e doada às unidades de Banco de Leite do DF. A mãe doadora deve efetuar a coleta de acordo com a técnica descrita no site da Secretária de Saúde e em seguida entrar em contato com o Banco de Leite mais próximo de sua casa. Caso a doadora não possa levar, também pode solicitar e agendar a coleta do leita pelo Disque 160, opção 4.

Fonte: EBC

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus