Política

Maluf teria contratado parentes de envolvidos em esquema da Seduc

Foto Ahmad Jarrah

O deputado estadual e presidente da Assembleia da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Guilherme Maluf (PSDB), teria incluído o nome de uma parente de um suspeito de integrar o esquema de desvio de verbas na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na folha de pagamento da Assembleia Legislativa.

As informações constam na colaboração premiada do empresário que é acusado de liderar o esquema, Giovani Guizardi, alvo da operação Rêmora, que teve início no começo deste ano. O esquema teria desviado dinheiro público de 23 obras, que totaliza R$ 56 milhões.

Wander Luiz dos Reis, servidor da Seduc, teria procurado o empresário Giovani Guizardi no Centro de Custódia reclamando de “dificuldades financeiras”. O declarante sugeriu que Wander procurasse o deputado Guilherme Maluf para que este resolvesse o problema.

Maluf teria resolvido o problema incluindo um parente de Wander no quadro de funcionários comissionados da ALMT. Maluf ainda teria pagado os honorários advocatícios de Wander dos Reis, que foi preso em Natal (RN), no mês de maio.

Após a prisão de Permínio Pinto, então secretário de Educação, o presidente da Assembleia Legislativa teria contratado o primo de Permínio, Auro Guilherme Ulyssea, como assessor jurídico.

Ainda de acordo com o documento, no momento da formação da quadrilha ficou combinado que “alguns integrantes” da organização teriam de trocar os aparelhos celulares assim como os chips a cada 15 dias, além de usarem codinomes.

A organização ainda se dividia em dois núcleos, um “núcleo de agentes públicos”, formado por Permínio Pinto, Wander dos Reis, Fábio Frigeri e Juliano Haddad. Ainda existia um “núcleo de empresários”, formado por todos os empresários denunciados na ação penal.

Outro lado

A assessoria de imprensa do deputado Guilherme Maluf informou que aguarda o acesso aos autos e as acusações para poder se defender. Veja a nota de esclarecimento divulgada pelo deputado estadual.

Nota

Em relação às publicações nos veículos de comunicação à respeito da colaboração premiada de Giovani Belatto Guizardi, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Guilherme Maluf (PSDB), afirma que:

Não participou de nenhuma eventual irregularidade cometida na Secretaria de Educação (Seduc). 

Tomará as providências cabíveis assim que a sua assessoria jurídica tiver acesso aos autos do processo e teor das denúncias. 

Afirma que confia na justiça e que ficará comprovado de que não teve participação em qualquer irregularidade.

Felipe Leonel

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões