Política

Maluf assume presidência do TCE e diz que sua ‘missão’ é aproximar prefeituras

O conselheiro Guilherme Maluf foi empossado presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado) nesta segunda-feira (16)  com o discurso de aproximação do órgão às prefeituras. A demanda considerada municipalista é vista como um dos pontos fracos do tribunal como auxiliar no planejamento fiscal.  Maluf exercerá a função até 2021.

“Uma das nossas missões é nos aproximar das instituições, dos municípios, para que a gente possa desenvolver um bom papel. O Tribunal de Contas pode contribuir muito com o Poder legislativo, nosso quadro é um quadro com muitos colaboradores excepcional”.

A incoerência do tribunal quanto ao julgamento de contas de prefeituras ressoa em caso recente, as contas de 2018 do governo de Pedro Taques. A relatora do processo no Legislativo, deputada Janaína Riva (MDB), diz que o TCE já condenou prefeitos por erros semelhantes aos contidos nas contas de Taques, a quem o tribunal deu parecer favorável.

O novo presidente diz ver evolução na avaliação técnica do conselho e citou seus antecedentes como exemplo da construção da modificação. “Nas últimas décadas, graças ao trabalho de seu corpo técnico, dos conselheiros titulares e interinos e dos presidentes que me antecederam – Gonçalo Domingos de Campos Neto, Antônio Joaquim, Valter Albano, José Carlos Novelli e Valdir Teis – o TCE-MT aprimorou a função planejamento”.

Além da aproximação aos entidades estaduais, Maluf disse que investirá na modernização de TCE para uso de inteligência artificial.  

Também foram empossados o conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto como vice-presidente e o conselheiro interino Moises Maciel como corregedor-geral para o mesmo período.

Guilherme Maluf é conselheiro com menos tempo de tribunal a assumir o cargo de presidente, por coincidência com o afastamento de cinco conselheiros titulares por determinação judicial. Ele assumiu o cargo  de componente titular do pleno em 1º de março de 2019, por indicação da Assembleia Legislativa, num processo conturbado por questionamentos sobre a vida na política dele. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões