DESTAQUE 2 Emprego

Mais de metade dos candidatos não fizeram a prova do Concurso Nacional Unificado

No último domingo (18), ocorreu o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), marcando o maior concurso já realizado no país com mais de 2,1 milhões de inscritos. A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que cerca de 1 milhão de pessoas compareceram para fazer as provas, apesar da taxa de abstenção superar 50%. Este número está alinhado com as expectativas do governo, considerando a média de outros grandes concursos.

A ministra destacou que o nível de abstenção variou significativamente entre os estados, sendo menor no Distrito Federal e maior no Ceará. O nível médio apresentou a maior taxa de abstenção, principalmente no bloco 8, que teve a maior relação candidato por vaga. Por outro lado, a abstenção foi menor nos blocos de áreas especializadas como ambiental, agrária e biológica.

Durante a entrevista coletiva, Esther Dweck comemorou a diversidade e o alcance nacional do concurso, com candidatos de quase todos os municípios brasileiros, exceto dez. Ela reforçou que o objetivo do concurso é modernizar o perfil do serviço público brasileiro e refletir a diversidade do país.

O concurso transcorreu com poucas ocorrências, afetando apenas 0,2% dos locais de prova. Cerca de 500 candidatos foram eliminados por descumprimento das regras.

A ministra ressaltou a baixa judicialização do evento, evidenciando a organização e a segurança na aplicação das provas. Os resultados finais serão divulgados em novembro, após a liberação do gabarito preliminar nesta terça-feira.

Lucas Bellinello

About Author