Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgados nesta quinta-feira (18) apontam que, de janeiro até o dia 18 de setembro deste ano foram registrados 9.855 casos de dengue este ano.Cinco mortes decorrentes da doença já foram confirmadas no estado e duas continuam sendo investigadas em Tapurah e Nova Olímpia, a 414 e 207 km da capital, respectivamente.
Em 2013, no mesmo período, o número foi mais de quatro vezes maior, quando 42.573 casos foram registrados em Mato Grosso. Neste ano, foram notificados 1.110 casos em Cuiabá, 390 em Várzea Grande, região metropolitana, e 555 casos em Rondonópolis, a 218 km da capital. As mortes confirmadas este ano ocorreram em Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Alto Paraguai e Alta Floresta.
Prevenção
A população pode prevenir a doença combatendo o mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Para isso, é preciso limpar a calha dos telhados e os pratinhos dos vasos de plantas, manter as piscinas limpas e evitar a formação de poças d'água. As pessoas também têm que eliminar qualquer tipo de material que possa acumular água e deixar garrafas ou recipientes que possam acumular água sempre virados de boca para baixo.Os pneus devem ser mantidos em locais cobertos para não acumular água e as caixas d'águas e poços devem se bem tampados.
G1