Muitas árvores foram derrubadas pela força do vento (Foto: Roberto Vinicius/Estadão Conteúdo)
Pelo menos 712 mil casas estão sem energia elétrica desde o final da noite de quarta-feira (14), quando um temporal com fortes ventos e granizo atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul. A queda de árvores sobre a rede elétrica e derrubada de torres de transmissão por conta da forte ventania são apontadas como as principais causas da interrupção do serviço, segundo informaram as concessionárias.
De acordo com a CEEE, por volta das 10h, 208 mil clientes, 110 mil de Porto Alegre, estavam sem energia elétrica. Durante o temporal, mais de 360 mil pontos ficaram sem luz, mas o serviço foi sendo normalizado no decorrer da madrugada.
A AES Sul, que atende as regiões do Centro e Oeste, e parte da Região Metropolitana, informa que são 400 mil clientes sem abastecimento, 175 mil localizados na Região Metropolitana. Sete linhas de transmissão foram desligadas por conta da queda das torres e cabos partidos.
A Rio Grande Energia S.A (RGE), que atende as regiões Norte e Nordeste do estado, informou que 104 mil casas estão sem luz. As cidades mais afetadas são: Taquara (28 mil), Gravataí (23 mil), Passo Fundo (5 mil) Cruz Alta (11 mil), Erechim (4 mil), Canela (9 mil) e Bento Gonçalves (8 mil).
A CEEE informou que reuniu um comitê de crise para organizar os trabalhos de restabelecimento da energia, em especial na Região Metropolitana e Porto Alegre.
Logo após as chuvas, com vetos de mais de 100 km/h, cerca de 366 mil clientes ficaram às escuras, mas ainda durante a madrugada a situação começou a ser restabelecida.
De acordo com a CEEE, todos os bairros de Porto Alegre foram afetados de forma intensa pelo temporal. Durante a madrugada, as equipes priorizaram o atendimento a hospitais e estações do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).
Temporal deixa mortos
Três pessoas morreram desde a noite de quarta-feira (14) no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o temporal deixou uma pessoa morta e 11 feridas, de acordo com balanço da Brigada Militar e do Hospital de Pronto Socorro (HPS), divulgado pela prefeitura da capital no começo da manhã.
Um homem de 20 anos, identificado como Gustavo Oliveira, morreu no bairro Sarandi, Zona Norte de Porto Alegre. A região foi uma das mais afetadas pela chuva e pelo vento forte. A vítima, ainda não identificada, caiu em um valão e foi levada pela correnteza. O Corpo de Bombeiros foi até o local, mas até o começo da manhã ainda não havia localizado o corpo.
No interior do estado, uma árvore caiu sobre uma residência e causou duas mortes na noite de quarta-feira em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo. O acidente aconteceu em meio a um temporal que destelhou cerca de 100 residências.
Fonte: G1