Cidades

Mais de 600 alunos de Rondonópolis ficarão sem fazer o Enem

Seisentos e vinte e quatro  estudantes deixarão de fazer o Enem no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Rondonópolis neste fim de semana, 5 e 6 de novembro. Isto porque, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) avaliou como inseguro a realização da prova do local recém-desocupado por estudantes.

Desde o dia 20 de outubro, aproximadamente 130 estudantes ocupam o prédio do IFMT em protesto a PEC 241 e a reforma do ensino médio, e outras políticas. Contudo, na manhã de quinta-feira (3) os alunos deixaram o local para que fossem realizadas as provas.

Os candidatos de Mato Grosso que terão de fazer o Enem em dezembro. A direção do IFMT tentou diálogo com o Ministério Educação (MEC), mas no dia 1º de novembro o MEC divulgou que não haveria mais exame na unidade. 

Em uma nova tentativa, a direção da instituição também teve pedido negado, e assim, definido que não haverão provas neste local. 

Segundo o Inep, o adiamento da prova foi necessário para estabelecer segurança aos estudantes. Confira trecho da nota.

“Infelizmente, não é possível rever o cancelamento da aplicação no referido colégio. O adiamento das provas foi necessário para garantir a segurança do Exame, que exige um plano logístico complexo de distribuição do material de aplicação, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. O local de prova requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco. Todas as providências para o efetivo cancelamento da prova nos locais ocupados já foram adotadas, inclusive com envio de mensagens (e-mail e sms) aos alunos atingidos, bem como as providências de impressão de novas provas e o planejamento logístico para a nova prova já está em curso”.

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.