Mix diário

Mais de 500 mil pessoas são deslocadas após confrontos entre Camboja e Tailândia

Os confrontos entre o Camboja e a Tailândia seguem sem sinais de trégua deixando centenas de milhares de deslocados em ambos os países. Cerca de 400 mil pessoas fugiram das áreas afetadas na Tailândia enquanto o Camboja deslocou mais de 127 mil moradores nesta quarta-feira, 10.

Na terça-feira, 9, três soldados tailandeses e sete civis cambojanos morreram durante os conflitos que foram retomados no último domingo, 7.

A disputa entre Tailândia e Camboja envolve uma divergência centenária sobre fronteiras definidas no período colonial francês, com ambos os países reivindicando a soberania de templos antigos na região de divisa.

Em julho, um conflito de cinco dias deixou 43 mortos e quase 300 mil deslocados, antes de uma trégua entrar em vigor. O cessar-fogo, ratificado em outubro com mediação de Trump, foi suspenso pela Tailândia semanas depois, após a explosão de uma mina que feriu soldados.

Nesta semana, os confrontos deixaram baixas em ambos os países. As Forças Armadas da Tailândia informaram a morte de cinco soldados e dezenas de feridos, enquanto o Camboja registrou sete civis mortos e 20 feridos, sem atualizar os números nesta quarta-feira, 10.

O impacto do conflito ultrapassou, inclusive, o campo militar e civil. Como consequência, toda a equipe do Camboja foi retirada dos 33º Jogos do Sudeste Asiático, que começaram na última terça-feira na Tailândia. Em comunicado o Comitê Olímpico Nacional do Camboja expressou pesar pela decisão, ressaltando, porém, a prioridade das famílias dos atletas pela segurança.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve