O prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), recebeu apoio à candidatura a presidente da AMM (Associação Mato Grossense dos Municípios) por parte dos 12 prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa), durante encontro na tarde dessa sexta-feira (05), em Sorriso.
Outros 40 prefeitos já declararam apoio a Pivetta, entre eles, o prefeito da Capital, Mauro Mendes (PSB). Conhecido por ter contribuído na construção de um modelo de gestão na cidade de Lucas, as propostas de Pivetta para presidir a AMM são arrojadas e, por isso, tem ganhado tantos apoios. “Quero ser presidente para promover profundas mudanças na nossa entidade de representação. Vamos baixar o custo em 50% na mensalidade dos municípios, e aumentar a oferta de serviços com os projetos que os municípios precisam, através de parcerias com as universidades e a Secretaria das cidades do Estado”.
Otaviano também levanta a bandeira da transparência na aplicação dos recursos com a publicação mensal do destino de cada centavo gasto pela AMM e se compromete a por um basta às vias-sacras feitas pelos prefeitos do interior do Estado à Cuiabá e à Brasília, em busca de recursos. Além disso, visa unificar o modelo de gestão dos municípios e acabar com as diferenças de serviços prestados. “Queremos uma AMM que atue como articuladora no desenvolvimento regional, diminuindo as diferenças entre os mais pobres e os mais ricos no que se refere aos serviços públicos essenciais. A saúde, educação e segurança tem que ter a mesma qualidade em Alto Paraguai, Cáceres e Lucas do Rio Verde”, explicou. `
A eleição para definir o presidente do biênio 2015/2016 será no próximo dia 18 entre às 9h30 e 11h30 na sede da entidade, em Cuiabá, conforme determina o edital de convocação da assembleia geral.
Durante o encontro do Cidesa, na tarde desta sexta-feira (05), entre os assuntos discutidos estão, a concessão da ferrovia, descentralização das licenças ambientais, divulgação do programa de fomento em educação e saúde ambiental da fundação nacional de saúde (Funasa), regularização fundiária e a inclusão do município de São José do Rio Claro no Consórcio.
Além de Lucas do Rio Verde, integram o consórcio, os municípios de Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Cláudia e União do Sul, que juntos somam aproximadamente 330 mil habitantes. (Assessoria)