Mais de 50 bairros de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, estão sem água desde sábado (9) após uma bomba do sistema de distribuição queimar. Alguns bairros tiveram a interrupção total de água e outros interrupção parcial.
A Prefeitura de Várzea Grande informou que no sábado a bomba do sistema de distribuição de água queimou devido a uma sobrecarga de energia elétrica e afetou as unidades. Segundo a prefeitura, o equipamento está em manutenção.
Além da queima da bomba, a concessionária de energia se responsabilizou por trocar o transformador que causou a sobrecarga.
De acordo com a prefeitura, nessas situações, os moradores do município têm o direito de pedir um caminhão-pipa para o Departamento de Água de Esgoto (DAE). São oito caminhões disponíveis para os consumidores.
O secretário de Comunicação do município, Marcos Lemos, alega que a situação está sendo solucionada.
"Essa bomba você não acha em qualquer loja, tem que pedir para a empresa e aí vamos ter um sistema emergencial. Em até dois ou três dias está 100% retomado", contou.
Segundo o secretário, há vários problemas de distribuição de água no município como vazamento dos canos.
"Hoje nós perdemos cerca de 2 mil litros de água só de vazamentos, mas existem alguns projetos para melhorar esse abastecimento", disse.