Mato Grosso registrou, em média, 474 mortes por Covid-19 por mês, desde o início da pandemia. Desde o primeiro óbito, registrado em abril deste ano no estado, 4.272 pessoas já morreram vítimas da doença.
A primeira morte foi registrada no dia 3 de abril, em Lucas do Rio Verde. Luiz Nunes, de 54 anos, que era gerente de um supermercado na cidade, foi internado no dia 29 de março, nove dias após a pandemia chegar em Mato Grosso.
Até o último dia do mês de abril, foram registradas mais dez mortes no estado. Já tinham sido registrados 302 casos de coronavírus na época.
Em maio, foram notificadas 52 novas mortes em decorrência da doença, um aumento de mais de 300%. O número de casos já havia passado de 2,4 mil.
Em junho, 566 mortes foram registradas, um número dez vezes maior que o índice de um mês atrás. Mais de 14 mil novos casos foram confirmados.
O mês de julho teve o pico, com o índice mais alto do ano, quando foram notificadas 1.213 novas mortes e mais de 52 mil pessoas já haviam sido infectadas pelo coronavírus em Mato Grosso.
Mais de 900 pessoas morreram com a doença no mês de agosto, o que revelou uma pequena queda no índice de letalidade.
Setembro também registrou queda no número de óbitos em decorrência da Covid-19: foram 646 mortes confirmadas. Os casos já passavam de 124 mil.
Outubro apresentou uma redução de 38% no número de pessoas que morreram com coronavírus em Mato Grosso. Foram 396 mortes e quase 20 mil novos casos.
Outra redução foi registrada em novembro: 289 óbitos foram confirmados.
Em dezembro, até esta segunda-feira (28), foram registradas 130 mortes em decorrência da Covid-19 no estado. Desde o início da pandemia, 167,7 mil casos foram confirmados.