Política

Mais de 467 mil terão que justificar voto até 1º de dezembro em MT

Eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições 2016 têm 60 dias, até 1º de dezembro, para apresentar justificativa à Justiça Eleitoral. Para os eleitores faltosos do segundo turno, a data limite para fazer a justificativa será até o dia 29 de dezembro. O procedimento pode ser feito em qualquer cartório eleitoral.

A justificativa precisa estar manuscrita, e o requerimento deve ser apresentado juntamente com um documento que justifique a falta – um atestado médico, por exemplo. A análise da justificativa é feita pelo juiz eleitoral, que decide se defere ou indefere o requerimento.

Em Mato Grosso, 467.947 mil eleitores faltaram às eleições do primeiro turno. Em Cuiabá, único município em que acontecerá o segundo turno, em Mato Grosso, cerca de 20% do eleitorado não compareceram para votar.

Analfabetos, eleitores com mais de 70 anos e menos de 17 não precisam justificar, visto que para estes o voto não é obrigatório.

Votos nulos, em branco e abstenções

Cuiabá ficou dentre as capitais em que a soma dos votos nulos, em branco e abstenções superou a quantidade recebida pelos primeiro e segundo colocados a prefeito no primeiro turno. Segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses foram os grandes campeões destas eleições municipais em dez capitais: Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Aracaju (SE) e Belém (PA).

Conforme o TSE, neste domingo (2), 14.224 eleitores não registraram seu voto em nenhum dos candidatos para prefeito e 31.103 anularam na urna o seu registro- um total de 127.987. As abstenções chegaram a 82.660 Parcialmente, eles representaram, respectivamente, 4,28%, 9,36% e 19,91% do total de 415.098 pessoas aptas a votar.

O candidato Emanuel Pinheiro (PMDB), que terminou o primeiro turno como o mais votado, teve 98.051 registros em seu nome (34,15% do total do eleitorado). O segundo colocado, Wilson Santos (PSDB), não conseguiu superar o número de eleitores que não compareceram às urnas para registrar sua escolha. Teve 81.531 votos (28,40%).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões