Nos primeiros dias do ano que vem, devem ser inauguradas três obras, sendo elas os viadutos da Sefaz, na Avenida do CPA, e da MT-040, mais conhecida como Rodovia Palmiro Paes de Barros, além da duplicação da Avenida Juliano Costa Marques, conforme a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).
A maioria das principais obras idealizadas para a Copa deve ficar pronta até abril, com exceção do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Pelo planejamento da Secopa, devem ser inauguradas a Arena Pantanal, onde fica o estádio que abrigará os jogos, bem como as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e as trincheiras Verdão e Santa Rosa, em Cuiabá.
Antes prevista para ser entregue até dezembro deste ano, a Arena Pantanal deve ser inaugurada em fevereiro. O complexo possui uma área de 300 mil metros quadrados, com capacidade de 41.390 lugares nas arquibancadas e 90 camarotes com estrutura para acomodar até 1.624 pessoas. Também deve contar com um estacionamento para 2.831 carros.
Já em março deve ser liberado para o tráfego de veículos o viaduto da Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande, enquanto as obras do aeroporto devem ficar prontas em abril. Porém, a previsão de inauguração era março. Com as intervenções, o terminal deverá ter condições de atender até 5 milhões de passageiros ao ano.
Mesmo com investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões, sendo que a maior parte do governo federal, o aeroporto de Várzea Grante ainda deverá ser o pior entre os 15 terminais que devem atender a demanda da Copa de 2014. É o que mostrou uma pesquisa da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, divulgada em maio deste ano.
Considerada a maior obra de mobilidade urbana para a Copa na capital, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), licitada pelo montante de R$ 1,4 bilhão, deve ser entregue parcialmente. Até o evento deve ser implantado o eixo principal dos trilhos, de 15 km, ligando o aeroporto à região do CPA, em Cuiabá. A instalação do segundo eixo, de 7,2 km de trilhos do Centro de Cuiabá à região do Coxipó, de ficar para depois da Copa, como o próprio governador Silval Barbosa (PMDB) já admitiu.
O modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, 15 de Novembro, (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa e Feb, em Várzea Grande. Para a instalação do VLT, estão sendo construídas quatro trincheiras, cinco viadutos, três pontes, sendo duas sobre o Rio Coxipó e uma sobre o Rio Cuiabá.
Inaugurações
A previsão do governo do estado era entregar 12 obras até o final deste ano. De quatro viadutos, por exemplo, dois foram inaugurados.Tratam-se dos viadutos do Despraiado e da UFMT, restando os da MT-040 e da Sefaz. Todos os viadutos são concluídos com atrasos. A inauguração da obra de duplicação da Avenida Juliano Costa Marques também foi adiada para 2014, apesar de já estar em uso.
Neste ano, além dos dois viadutos, foram entregues ainda a trincheira Ciríaco Cândia, a duplicação da Ponte Mário Andreazza, sobre o Rio Cuiabá; ponte interligando a Rua Antônio Dorilêo com a Avenida Beira Rio, no bairro Coophema; obras de pavimentação de 2,5 km de uma rua interligando a Rua Antônio Dorilêo com a Beira Rio e da Rua Camburiú, no Parque Geórgia, à rua de acesso à MT-040, mais conhecida como Rodovia Palmiro Paes de Barros, além de uma ponte sobre o Rio Coxipó, ligando o entroncamento da Rua Eucaliptos com a Avenida Arquimedes Pereira Lima e as obras de prolongamento da Rua Eucaliptos, no bairro Jardim das Palmeiras, em Cuiabá.
As dívidas contraídas para a execução de projetos visando a Copa em Cuiabá devem ser quitadas até 2040. Alguns empréstimos foram parcelados pelo período de 30 anos.
Fonte: G1