Só em pequenas porções de drogas, conhecidas como "trouxinhas" vendidas pelos traficantes, foram apreendidas cerca de 24 mil unidades no primeiro semestre deste ano, segundo o Centro Integrado de Operações (Ciops). De acordo com a SSP-AM, a maconha, nas formas comum e prensada, é o entorpecente mais apreendido nas operações da Força-Tarefa, seguido pela cocaína e pasta-base, com 90 kg.
As Zonas Norte e Leste de Manaus, também por serem mais populosas, representam os locais onde há maior ocorrência de tráfico de drogas. De acordo com a Secretaria de Segurança, as duas áreas respondem por 70% das apreensões realizadas até junho. Em todo ano de 2013, cerca de 700kg de drogas foram retirados das ruas da capital e do interior do estado, em 93 operações da Força-Tarefa.
Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, grande parte das apreensões são decorrentes de denúncias por intermédio do "Disque 181". Além das apreensões envolvendo o tráfico de drogas, a secretaria contabilizou ainda a prisão de 187 pessoas, a apreensão de 31 armas de fogo, bem como a recuperação de cinco veículos roubados durante esse período.
G1