Em Mato Grosso 35,20% dos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 deixaram de comparecer no primeiro dia de prova, aplicada neste domingo (05). Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) e são referentes aos mais de 126.215 mil que se inscreveram.
Cinquenta e sete municípios mato-grossenses participaram do exame educacional e inclusive, plicaram em locais de difícil acesso como na zona rural. Somente em Cuiabá, mais de 31 mil pessoas que fariam a prova faltaram o teste, enquanto que no interior o número era ainda maior, total de 12.536 mil candidatos.
De acordo com o Inep, 81.787 de pessoas compareceram no estado para realização do exame, o que soma uma presença de 64%. Além disso, 44 mil se ausentaram de seus locais de prova e no país foram 30,2% dos inscritos.
Se comparado ao ano passado, o número é inferior, pois foram 163.181 mil participantes. Ou seja, 22,7% menor do que em 2016.
O Inep justifica que essa redução de candidatos é um reflexo porque o Enem deixou de certificar o ensino médio e voltou a realizar a tarefa por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja).
Neste domingo, candidatos realizaram a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e redação. No domingo que vem (12), será: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática.