Nacional

Mais de 30 cidades do País registram neve nesta terça

 
Foi o que aconteceu em, pelo menos, dez cidades do Paraná. A maior intensidade aconteceu em Guarapuava. A cidade não recebia neve havia mais de 50 anos.
 
Em Rancho Queimado, a cerca de 50 km de Florianópolis (SC), não nevava havia 20 anos, segundo os moradores. Parte da vegetação, do asfalto e de placas de sinalização ganhou a cor branca. A neve foi motivo de comemoração dos turistas e moradores, que pararam em diversos pontos do município para apreciar o fenômeno e fazer bonecos de neve.
 
Ainda em Santa Catarina, em São Joaquim, em meio à serra, a prefeitura chegou a decretar situação de emergência por causa do frio intenso. A principal preocupação é com as famílias carentes. Se a neve continuar, há a possibilidade dos telhados desabarem. Para a prevenção, a administração municipal vai distribuir cobertores para as famílias carentes e será estudada também a possibilidade de se distribuir lenha para quem não puder comprar. A previsão para a cidade é que a temperatura fique entre -6º C e 5º C nesta terça-feira, segundo o Inmet.
 
No Rio Grande do Sul, 13 cidades registraram temperaturas negativas. Santo Augusto, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Soledade, Frederico Westphalen, Vacaria e Canela estão entre os municípios que registraram temperaturas negativas. A menor foi em São José dos Ausentes. Por volta das 10h, o município registrava – 3,9º C, com sensação térmica de -14º C.
 
Houve neve também em Curitiba, por volta das 8h30, de acordo com informações do aeroporto da cidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O fenômeno não acontecia havia 38 anos. A previsão para a cidade é que a mínima fique nos 2º C e a máxima não passe dos 8º C.
 
Por causa da neve, algumas rodovias do Sul foram bloqueadas, o que prejudicava o trânsito. A Polícia Rodoviária Federal recomenda cautela dos motoristas na hora de dirigirem sobre o asfalto gelado. 
 
Além da frente fria que causou neve nas cidades, ainda há previsão do fenômeno acontece novamente em todo o sul do Estado. 
 
Brasil
 
Até em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas não caem tanto, a sensação térmica foi de -2ºC. A frente fria, que pegou de surpresa os moradores, ajuda o comércio da cidade, seja na venda de roupas, como de comida.
 
Em São Paulo, os termômetros chegaram a 9,2º C e bateram recorde. A marca foi registrada por volta das 7h. 
 
 
R7
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus