Foi o que aconteceu em, pelo menos, dez cidades do Paraná. A maior intensidade aconteceu em Guarapuava. A cidade não recebia neve havia mais de 50 anos.
Em Rancho Queimado, a cerca de 50 km de Florianópolis (SC), não nevava havia 20 anos, segundo os moradores. Parte da vegetação, do asfalto e de placas de sinalização ganhou a cor branca. A neve foi motivo de comemoração dos turistas e moradores, que pararam em diversos pontos do município para apreciar o fenômeno e fazer bonecos de neve.
Ainda em Santa Catarina, em São Joaquim, em meio à serra, a prefeitura chegou a decretar situação de emergência por causa do frio intenso. A principal preocupação é com as famílias carentes. Se a neve continuar, há a possibilidade dos telhados desabarem. Para a prevenção, a administração municipal vai distribuir cobertores para as famílias carentes e será estudada também a possibilidade de se distribuir lenha para quem não puder comprar. A previsão para a cidade é que a temperatura fique entre -6º C e 5º C nesta terça-feira, segundo o Inmet.
No Rio Grande do Sul, 13 cidades registraram temperaturas negativas. Santo Augusto, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Soledade, Frederico Westphalen, Vacaria e Canela estão entre os municípios que registraram temperaturas negativas. A menor foi em São José dos Ausentes. Por volta das 10h, o município registrava – 3,9º C, com sensação térmica de -14º C.
Houve neve também em Curitiba, por volta das 8h30, de acordo com informações do aeroporto da cidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O fenômeno não acontecia havia 38 anos. A previsão para a cidade é que a mínima fique nos 2º C e a máxima não passe dos 8º C.
Por causa da neve, algumas rodovias do Sul foram bloqueadas, o que prejudicava o trânsito. A Polícia Rodoviária Federal recomenda cautela dos motoristas na hora de dirigirem sobre o asfalto gelado.
Além da frente fria que causou neve nas cidades, ainda há previsão do fenômeno acontece novamente em todo o sul do Estado.
Brasil
Até em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas não caem tanto, a sensação térmica foi de -2ºC. A frente fria, que pegou de surpresa os moradores, ajuda o comércio da cidade, seja na venda de roupas, como de comida.
Em São Paulo, os termômetros chegaram a 9,2º C e bateram recorde. A marca foi registrada por volta das 7h.
R7