Plantão Policial

Mais de 270 calçados falsificados da Nike e Adidas são apreendidos em Cuiabá

Foto: PJC

A segunda fase da operação Falsus, deflagrada na manhã desta segunda-feira (22) pela Delegacia Especializada do Consumidor (Decon) da Polícia Judiciária Civil, apreendeu 272 pares de tênis e chuteiras supostamente das marcas Adidas e Nike. A operação é de fiscalização e combate a pirataria em Cuiabá.

Os produtos foram apreendidos na loja Estilo Calçados, localizada na Avenida Fernando Correa da Costa, no bairro Vista Alegre.  O estabelecimento comercializava tênis e chuteiras que não condiziam com o aspecto verdadeiro do produto.

Além das apreensões, um funcionário da loja também foi levado à Decon para ser ouvido.

Toda a mercadoria recolhida será encaminhada para Perícia Técnica e Identificação Oficial (Politec). Já os proprietários do estabelecimento estão sendo aguardados na unidade policial para prestarem esclarecimentos e serem interrogados.

Conforme o delegado que conduz o inquérito policial instaurado, Antônio Carlos de Araújo, se comprovado a falsificação dos tênis e chuteiras os responsáveis poderão responder por crime contra registro de marca – quem importa, vende ou estoca produtos com marca reproduzida ou imitada ilegalmente – e contra a relação de consumo – quem “vender ou expor à venda mercadoria cuja embalagem esteja em desacordo com as prescrições legais”.

“Sendo comprovado o envolvimento dos comerciantes, eles poderão também responder pelos crimes previstos no Código Penal Brasileiro como fraude no comércio (vender, como verdadeira ou perfeita, mercadoria falsificada ou deteriorada – art.175), e ainda receptação qualificada (utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime)”, completou o delegado de polícia Antônio Araújo.

Com Assessoria-PJC

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em