Cidades

Mais de 200 cirurgias de catarata são agendadas após Mutirão

Há poucos meses, José Dorival descobriu que tinha diabetes e a vista dele já estava embaçada em decorrência do glaucoma. Tratar a catarata é a esperança de recuperar um pouco da visão aos 70 anos. Foi o que motivou o aposentado a acordar cedo no último sábado (21) para garantir uma das 500 vagas para consultas e encaminhamento para cirurgias do Mutirão de Atendimento de Catarata, realizado pelo Hospital Universitário Júlio Müller da (HUJM-UFMT/Ebserh).

Dos 500 pacientes atendidos, 210 precisam passar por procedimentos cirúrgicos, que já foram agendados. O HUJM da Universidade Federal de Mato Grosso é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

“O mutirão vai amenizar muito o número de pessoas que precisam de cirurgia”, conta aliviado José Dorival. A satisfação era a mesma no sorriso de Elenir S. Moreira, de 51 anos, que veio do município de Vila Bela da Santíssima Trindade, localizado a 527 quilômetros de Cuiabá. Ela garantiu a 282ª vaga de consulta. “Eu fiquei muito feliz com esse mutirão. É difícil fazer esse procedimento na rede particular. Fica muito caro”, revela Elenir, que foi atendida por uma equipe de saúde e de regulação do Hospital.

Além dos médicos oftalmologistas do HUJM, residentes da área e acadêmicos de graduação que compõem a Liga de Oftalmologia; a ação teve a participação de médicos voluntários.

Ressaltando o papel do hospital também no ensino superior, o coordenador do mutirão, o médico Jair Giampani ressaltou a importância da participação dos graduandos de medicina, principalmente daqueles que seguirão outras especialidades. “O graduando que escolher uma residência em oftalmologia vai ver detalhadamente esses aspectos do atendimento, mas os outros, que irão para áreas diferentes, precisam desse conhecimento para enxergar o paciente como um todo”.

Giampani conta que a equipe do Serviço de Oftalmologia do HUJM deverá realizar mutirões como esse a cada 03 meses. Iniciativa que outros serviços do hospital também estão tomando, dentre eles, o Ambulatório de Dermatologia, que programou um mutirão para 02 de dezembro.

Catarata

Dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) apontam que a principal causa de cegueira evitável ou curável no Brasil e na América Latina em geral é a catarata, que atinge principalmente a população com mais de 60 anos. Entretanto, a doença é curável cirurgicamente. No Brasil são realizadas aproximadamente 280 mil cirurgias de catarata através do SUS.

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Os indivíduos portadores da catarata apresentam a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada, dificultando as tarefas cotidianas como ler, dirigir um carro, ou até mesmo interpretar a expressão das pessoas.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.