Plantão Policial

Mais de 1,2 mil celulares foram roubados por grupo que praticou 20 assaltos, segundo polícia

A Polícia Civil desarticulou, nesta quarta-feira (17), uma quadrilha especializada em roubo contra lojas de eletrodomésticos em Cuiabá-MT. O grupo criminoso seria responsável por 20 assaltos cometidos em 2020, sendo que cerca de 1,2 mil celulares foram levados nas ações. O prejuízo estimado é de mais de R$ 1 milhão.

Para cumprir os 29 mandados – 10 de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão – expedidos pela Justiça Estadual, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) deflagrou a ‘Operação Distrust’. Mais de 100 agentes de segurança, entre investigadores, escrivães e delegados, foram empregados para a execução da força tarefa.

Segundo a polícia, todos os alvos das ordens judiciais já possuíam antecedentes criminais, sendo que quatro deles já estavam reclusos na Penitenciária Central do Estado (PCE).

As investigações começaram em março do ano passado e chegaram aos integrantes da quadrilha que agia com funções bem definidas na articulação, gerência, execução dos roubos e posteriormente, revenda dos produtos a terceiros com a finalidade de arrecadar recursos destinados às ações da quadrilha.

O delegado Henrique Trevizan explicou que a operação pode ter desdobramentos, a partir da análise do material coletado nas buscas e apreensões. “A investigação foi concentrada no modo de agir da organização criminosa, dedicando a apuração ao combate qualificado do grupo que fomenta e gerencia esse tipo de crime”.

A investigação apurou ainda que os aparelhos roubados foram colocados novamente à revenda para angariar recursos para a organização. O delegado explicou ainda que os 20 roubos apurados nessa investigação podem ter conexão com outros delitos semelhantes. “É um número que pode aumentar diante das apurações que ainda estão em andamento, que podem ter um reflexo em outros inúmeros roubos ocorridos na região, com esse mesmo modus operandi, usando de grave violência para subtrair tablets e celulares”.

Dos assaltos apurados pela Derf de Cuiabá, a maior parte deles teve como alvos unidades de uma rede estadual de eletrodomésticos. Uma das unidades chegou a registrar sete roubos. “As próximas investigações serão focadas nos receptadores dos produtos, pois o principal fluxo dos criminosos era para revendedores da praça mesmo”, acrescentou Henrique Trevizan.

No decorrer das investigações desde o ano passado, a Derf Cuiabá realizou a prisão de outros 22 integrantes da associação criminosa.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em