Nesta segunda-feira (26), foram entregues os certificados de conclusão de curso de qualificação profissional para 103 haitianos participantes no programa Copa em Ação, fruto da parceria da Setas-MT com a Secretaria-extraordinária da Copa do Mundo da Fifa 2014 (Secopa-MT) de Mato Grosso.
“As oportunidades de emprego geradas no Estado de Mato Grosso, principalmente com a realização da Copa do Mundo, tem atraído inúmeros trabalhadores de outros estados e até de outros países, com é o caso dos haitianos que chegaram em nosso estado e são muito bem vindos”, observou o secretário da secopa, Maurício Guimarães.
“Sabemos, no entanto, que todo começo é difícil. e para auxiliá-los na busca por melhores condições de trabalho, o Governo de Mato Grosso não mediu esforços e se mobilizou para promover esse curso de qualificação para os haitianos”, complementou a titular da Setas-MT, Roseli Barbosa.
Destes profissionais, mais de 50% já estão inseridos no mercado de trabalho, por intermédio do Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT). Dentre eles, o jovem haitiano Jordany Garçon, que já está empregado na área da construção civil.
“Participar do curso oferecido pelo Governo do Estado foi muito importante pelas oportunidades de trabalho que já surgiram. Eu, que cheguei em março no Estado, estava enfrentando dificuldades e agora tenho melhores perspectivas”, disse.
Ao todo, foram executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Mato Grosso (Senai-MT), quatro turmas de aplicador de revestimento cerâmico.
Para o gerente de Educação e Tecnologia do Senai-MT, Rubens de Oliveira, a iniciativa do Estado vai ao encontro da principal missão da instituição “que é proporcionar melhores oportunidades aos cidadãos por meio da qualificação”, resumiu.
Assessoria