Fotos: Assessoria PJC
A segunda fase da operação “Cárcere” foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (13), pela Polícia Judiciária Civil. São cumpridos 18 mandados de prisão preventiva, seguidos de busca e apreensão contra autores de roubos e furtos de veículos, nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.
Os mandados foram cumpridos em bairros das duas cidades, por policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva) com apoio de outras Delegacia da Regional de Cuiabá. Até momento 13 pessoas foram presas na ação.
O delegado Wagner Bassi Junior disse que os alvos foram identificados como autores de roubos de veículos ocorridos nos últimos 30 dias. Segundo o delegado, não são pessoas articuladas em uma única quadrilha, mas sim pequenos grupos que agiam isoladamente em assaltos com o objetivo de subtrair veículos. "Não é uma quadrilha única, alguns têm vínculos e outros não. Identificamos esses autores e pedimos a prisão", afirmou.
Entre os presos está um dos autores do roubo do veículo de uma capitã da Polícia Militar, no dia 20 de maio, no bairro Flamboyant, em Cuiabá. A policial foi abordada por dois criminosos no portão de casa, quando saía de bicicleta com uma amiga. Os assaltantes levaram o veículo Kia Soul da vítima.
Bassi explicou que a operação, coordenada pelo delegado Marcelo Martins Torhacs, tem o objetivo de identificar e prender especialistas em roubos de veículos, que comentem reiteradamente esse tipo de crime. "Estas operações visando diminuir os índices de criminalidade têm sido constantes e tem reduzido significativamente o número de roubos de veículos", completou o delegado.
Dados
Dados da Seção de Estatísticas da Polícia Judiciária Civil apontam redução nos índices de roubos e furtos de veículos em 2015. De janeiro de julho, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, foram subtraídos 1.156 motocicletas e 1.076 automóveis de vários modelos e portes. Em 2014, no mesmo período, foram 1.386 motocicletas e 1.326 automóveis. A redução é de 480 veículos (230 motos e 250 carros).
No primeiro semestre, Cuiabá registrou queda de 3% nos roubos de veículos, incluindo motocicletas e aumento de 3% nos furtos, sendo o índice considerado estável, considerando o aumento da frota. Em Várzea Grande a redução foi de 33% nos roubos de veículos e nos 7% nos furtos. Nos sete meses do ano foram recuperados 1.596 veículos.
Com assessoria