Cidades

Maioria dos turistas estrangeiros que visitaram MT são americanos e franceses

Em Mato Grosso, a maioria dos turistas estrangeiros que visitaram o Estado em 2022 era dos Estados Unidos, França e Reino Unido. A nacionalidade dos visitantes foi levantada pela Secretaria Adjunta de Turismo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) com agências e operadoras de turismo no Estado. 

“Não há dados oficiais da quantidade de turistas vieram para o estado, pois ao desembarcar no Brasil o turista informa à Polícia Federal somente o primeiro destino. Muitas vezes, Mato Grosso é o terceiro ou quarto destino do turista. Os dados que temos são informadas informalmente pelo trade”, afirmou o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno.

Dos 1.953 turistas estrangeiros que estiveram em Mato Grosso no ano passado, 343 eram estadunidenses, 166 franceses e 61 britânicos. Tem outros 290 turistas de origem não especificada.

Em Nobres, o trade turístico informou apenas os turistas que passaram day use, sem informar a origem deles. O principal destino em Mato Grosso é o Pantanal, em Poconé. 

O Governo de Mato Grosso tem buscando atrair turistas internacionais e nacionais também. Somente no ano passado, servidores da Secretaria Adjunta de Turismo estiveram em seis feiras internacionais: a BTL em Lisboa, BIT em Milão, Meeting Brasil em Montevideo, Buenos Aires, Assunção e Santiago, Expocruz em Santa Cruz de La Sierra, Imex em Las Vegas, NYITS em Nova York e WTM London em Londres. Foram alcançados pouco mais de 400 mil operadores de turismo no mundo para a divulgação do Estado. 

Nacionalmente, Mato Grosso teve estandes nas principais feiras realizados no país como a Pesca Trade Show (São Paulo), além de eventos que ocorreram Itajaí (SC), Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Gramado (RS), atingindo cerca de 142 mil participantes. 

Turistas internacionais no Brasil

De acordo com o Ministério do Turismo, mais de 3,63 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil em 2022. O dado é de um estudo da pasta, contudo, não há dados referentes a Mato Grosso. 

A chegada de estrangeiros ao país aumentou quase cinco vezes em relação a 2021. Apesar da alta, o número ainda é 43% menor que o registrado no pré-pandemia. Segundo o levantamento, os argentinos (1.032.762), os norte-americanos (441.007) e os paraguaios (308.234) foram os que mais visitaram os destinos brasileiros ao longo do último ano.

São Paulo (1.505.129), Rio de Janeiro (652.962), Paraná (522.832) e o Rio Grande do Sul (474.474) foram as principais portas de entrada desses turistas internacionais ao país.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.