Cidades

Maior hospital do Sul de SC vai cancelar cirurgias por falta de verbas

As cirurgias marcadas no maior hospital de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, serão canceladas na próxima semana. Segundo informações da RBS TV,  o motivo é a falta de repasse das verbas do Sistema Único de Saúde pelo Ministério da Saúde. O hospital é referência no Sul de Santa Catarina.

Os procedimentos eletivos e os atendimentos ambulatoriais feitos pelo SUS estarão suspensos a partir de segunda-feira (22). Por tempo indeterminado o hospital deve atender apenas casos de urgência e emergência. Os setores de oncologia e hemodiálise também vão continuar funcionando. De acordo com informações da administração do hospital para a reportagem da RBS TV, há três anos o Ministério da Saúde não deposita o valor mensal previsto para o hospital São José.

No total, a dívida do Ministério da Saúde com o hospital São José passa de R$ 25 milhões. Até quarta-feira da semana passada (10) o repasse referente ao mês de novembro deveria ter sido realizado, mas ainda não foi feito. A administração do hospital fez um empréstimo para pagar os funcionários e os salários dos médicos estão atrasados.

"Não existe essa programação definitiva se todo dia X nós pagamos a tabela e o valor completo. Hoje a complexidade atingida pelo hospital e valores que se tem aqui de custo, não tem cobertura para isso", diz Giancarlo Búrigo.

O hospital não teve resposta do Ministério da Saúde sobre o motivo do atraso. "Por enquanto ninguém nos deu certeza de nada. O Ministério da Saúde deu um calote. Ele havia prometido o pagamento e não executou, conforme a promessa dele", diz a diretora financeira do hospital, irmã Terezinha Buss.

Em uma coletiva de imprensa a unidade hospitalar anunciou que o valor do contrato anual com o SUS  é o mesmo desde 2010:  R$ 4 milhões por mês. Segundo o hospital, o convênio vence em maio de 2015. Se não houver uma negociação de valores, o contrato será rompido e o atendimento pode ser totalmente paralisado.

O Ministério da Saúde não deu uma resposta especifica para o caso do hospital de Criciúma, mas informou que 70% das dívidas do SUS serão pagas este ano e o restante no ano que vem. O hospital São José pode estar dentro desses pagamentos.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.