Na ocasião o presidente do Detran-MT, Eugênio Destri, disse que o Movimento convida cada um a exercer de fato a cidadania. "Exercer a cidadania é cumprir as regras, é respeitar as leis de trânsito, é respeitar a sinalização. Esse não é um projeto do Detran-MT, é um movimento que está acontecendo no mundo para a redução de acidentes de trânsito", enfatizou.
De acordo com a major da Polícia Militar do Batalhão de Trânsito, Graziele Bugalho, para reduzir os acidentes é preciso ter a infraestrutura da via, a fiscalização e a educação para o trânsito. "É necessário que cada um tenha consciência do seu papel. A responsabilidade é de todas as pessoas. A nossa vida depende de nós mesmos", afirmou.
No mês de maio ações educativas serão desenvolvidas pela autarquia e também por empresas, governo e entidades de classe que assinaram a “Carta Compromisso” assumindo a responsabilidade de estimular a participação da população pela conscientização para a redução de acidentes de trânsito tendo em vista que a Organização das Nações Unidas decretou esta, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito.
Palestras de conscientização, caminhadas, passeios ciclísticos, utilização e disseminação do material de divulgação são algumas das ações propostas para multiplicar a mensagem do movimento Maio Amarelo.
Djalma Nogueira, presidente do Sindicato dos Centros de Formação dos Condutores (SINDCFC), disse que os 496 CFCs dos 141 municípios do estado abraçaram o Movimento e vão intensificar as ações de educação para o trânsito. Já o gerente de marketing do Shopping Goiabeiras, Juliano Paiva, apoia e diz que vai divulgar o movimento nas redes sociais do shopping.
A Coordenadoria Geral de Educação para o Trânsito da autarquia, coordenada por Haveny Taques, é a responsável por difundir a programação no Estado. Empresas, escolas, entidades de classe ainda podem aderir ao Movimento Maio Amarelo, para isso, devem entrar em contato com o Detran-MT nos telefones (65) 3615-4661 ou 3515-4703, ou ainda, pelo e-mail: ass.educ@detran.mt.gov.br.
Da Asessoria