A primeira Unidade de Assistência Social para atendimento às crianças vítimas da microcefalia foi inaugurada segunda-feira (9) pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. O local, que funcionará como creche, possui salas de recreação, consultório de atendimento psicológico, refeitório e fraldário.
O Circuito Mato Grosso esteve na Casa Helena para saber quais atendimentos de saúde seriam ofertados na unidade. Porém, a unidade não iria ofertar amplas especialidades médicas para as crianças. Neste momento, o único atendimento garantido seria psicológico, que já dispõe de uma profissional na unidade para realizar consultas.
Diante da situação e as dificuldades, mães que estavam presentes no dia da inauguração entregaram ao prefeito Emanuel Pinheiro um documento solicitando que o município oferte mais especialidades médicas na unidade.
Nesta segunda-feira (16), o secretário de Saúde do município, Huark Douglas Correia, participou de uma reunião com a equipe da unidade para definir quais atendimentos poderiam ser oferecidos na casa de apoio.
Ficou definido que o município conseguiu ofertar apenas uma especialidade de saúde, sendo sessões de fonoaudiologia para estimular a capacidade de desenvolvimento nas crianças. Com isso, a unidade ofertará duas especialidades de atendimento, psicologia e fonoaudiologia.