Ser mulher, mãe, dona de casa e profissional hoje são tarefas nada fácil de se conciliar no cenário atual. Ter uma alta performance na vida profissional e pessoal passou a ser um grande desafios das mães, conciliar todas as atribuições e responsabilidades de uma rotina árdua e manter ainda a ternura e o amor para tratar os cuidados diários dos filhos, e também a administração do tempo dos mesmo, são assuntos discutidos a todo momento. Alem de ser motivo que gera uma demanda muito maior de equilíbrio razão e emoção.
Todas esse acúmulo de funções tem desgastado as mulheres que aumentam a fila de doentes cardíacos e outras complicações. Um estudo publicado pelo Journal of the American College of Cardiology mostra que mulheres correm mais risco de sofrer com doenças cardíacas provocadas pelo estresse, já considerada a epidemia do século pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O livro Donas de Casa Estressadas, Kathy Peel, traz uma série de dicas preciosas para organizar a rotina e permitir que mulheres consigam dar conta do recado com pequenas mudanças na rotina e na criação de novos hábitos de organização. Para a autora existem princípios importantes na administração familiar com departamentos distintos que devem ser supervisionados:
Casa & Propriedade: manter e cuidar de todos os ativos tangíveis, incluindo seus pertences, os carros, a casa e o que está a sua volta.
Alimentação: satisfazer as necessidades de nutrição diária de sua família.
Família & Amigos: cuidar de relacionamentos, como pais e cônjuges e com parentes, amigos e vizinhos.
Finanças: administrar o orçamento, pagar contas, economizar, investir e fazer doações de caridade.
Eventos Especiais: planejar e coordenar ocasiões especiais (aniversários, datas comemorativas, férias, brechós, reuniões familiares e celebrações) que saem da rotina normal.
Tempo & Agenda: gerenciar a agenda da família e a rotina diária (mandar a pessoa certa para o local certo na hora certa e com o devido preparo).
Autogerenciamento: cuidar do corpo; melhorar a mente; alimentar o espírito.
É então o momento de fazer a gestão administrativa do seu tempo. Eu sugiro sempre fazer uma lista de dicas diárias para classificar todas as tarefas em seu devido tópico. A ideia é definir o que é trivial, o que é prioridade, quais tarefas podem ser divididas e quais podem ser delegadas. Essa lista deve ser separada por horas considerando o momento em que você se levanta até o momento em que vai se deitar.
Liste tudo o que deve ser feito: isso inclui coisas óbvias como refeições para as crianças, abastecer o carro, passando por agendamento de compromissos e todas as tarefas que você se lembrar.
Olhe para a lista e avalie o que pode ser delegado para as pessoas que moram com você (marido, filhos).
Ao delegar, exclua essa tarefa da sua lista.
Verifique quais são as tarefas dispensáveis pelo menos por hoje.
Convoque uma reunião familiar, peça a opinião de todos e estabeleçam juntos uma lista “Quem é responsável pelo quê?”.
Trabalhe em seu ritmo e organize um tópico de cada vez.
Para cada item não utilizado em sua casa questione: quando ele foi usado pela última vez? Isso merece espaço em minha casa? Existem memórias relacionadas a isso?
Para a autora do livro, o importante é encontrar coragem para mudar, sair da zona de conforto e admitir a necessidade de mudança. Trocar um hábito adquirido por um novo e mais saudável pode ser bem difícil no começo. Ela lista ainda alguns problemas relacionados ao gerenciamento do tempo e sugere soluções.
Problema 1: Você tem filhos pequenos e, inevitavelmente, perde tempo e se atrasa por causa de algo que alguém derramou, uma fralda suja ou um bebê resmungão.
Solução: Planeje-se. Deixe tempo extra na sua rotina para imprevistos. Tenha sempre no carro fraldas limpas, lenços, rolo de papel, mudas de roupa para as crianças, recipientes plásticos para lanches não perecíveis e garrafa de água.
Problema 2: Suas tarefas domésticas estão se acumulando.
Solução: Gaste dez minutos por dia naquilo que você tem adiado. Quando terminar uma sequência de tarefas elogie-se. Se tiver seis gavetas para limpar, parabenize-se a cada uma que terminar.
Problema 3: Quando você tenta agendar um corte de cabelo, seu cabeleireiro favorito está com a agenda lotada. O mesmo acontece com as consultas médicas de seus filhos.
Solução: Quando você corta o cabelo ou faz outro serviço, sabe que precisará fazer novamente. Então já agende enquanto estiver pagando. O mesmo vale para o pediatra.
** Déborah Fernandes – Brasileira, casada, mãe de dois filhos maravilhosos, Cuiabana e totalmente encantada por esse Estado de belezas naturais sem igual. Sou apaixonada por gente e pelo comportamento humano. Atuando hoje como profissional Coach, atendendo aos nichos de life e professional. Consultora em desenvolvimento humano e analista de perfil comportamental DISC. Graduada em Administração de empresas com especialização em Gestão de Pessoas. Hoje minha missão de vida é ser elo e instrumento facilitador para apoiar o maior numero de pessoas a descobrirem e potencializar a sua melhor versão, aumentando seus potenciais, elevando a auto estima, reconhecendo seus valores, facilitando-lhes o reconhecimento de seus dons e talentos para agir assim de forma única e especial. E sou totalmente grata por receber inúmeras mensagens de meus clientes e coachees por terem transformado a forma de pensar, agir e ser, alcançando a real felicidade e harmonia com seus trabalhos e missões. E o melhor de tudo é que através das ferramentas de coaching eu consigo aplicar com meus filhos e desenvolver neles seguranças e crenças positivas para que sigam uma vida de forma emocionalmente sustentável e sólida para a avançarem as fases da vida.