Uma mulher de 32 anos foi feita refém junto com suas filhas durante um roubo a residência na noite de terça-feira (01), no bairro Guanabara em Cáceres (225 km de Cuiabá-MT). Policiais da Força Tática chegaram na residência, e visualizaram dois elementos já do lado de fora da casa, se preparando para fugir em uma moto Biz. Um deles, ao avistar a polícia, fugiu pulando o muro dos fundos.
Eles trancaram as três vítimas no banheiro para que pudessem recolher os objetos, sendo que alguns foram encontrados no bolso da bermuda do primeiro suspeito detido. O fugitivo foi detido no mesmo bairro quando entrou no quarto de outra residência para roubar uma camiseta na tentativa de despistar os policiais.
A vítima estava em casa com suas duas filhas, quando ouviu um barulho na porta da frente e em seguida o indivíduo Rafael Pinto de Souza, 20 anos, entrou com uma faca na mão ameaçando-as e mandando que fossem para o banheiro. Ele agia com o comparsa José Claudio Pires da Silva, 23 anos, que disseram para as vítimas que se ligassem para a polícia algo pior iria acontecer e que queriam a chave da Biz e objetos de valor.
Amedrontadas, as vítimas foram para o banheiro e com o celular de uma delas conseguiram informar a polícia sobre o fato. Elas conseguiam ouvir um deles vasculhar objetos no fundo da residência.
Rafael confirmou os relatos da vítima e disse que conhece seu comparsa que fugiu do local pelo nome de João (na verdade é José) e pelo apelido de Gordo. Este o teria convidado há três dias para realizar o referido roubo. Cada um usou uma bicicleta para realizar a ação, ambas foram deixadas nas proximidades de um terreno baldio (matagal), já que eles terminaram o trajeto a pé, momento em que pularam a grade do muro para ter acesso à casa.
A vítima e o suspeito foram encaminhados para a Delegacia de Polícia.
Fugitivo tenta disfarçar
Enquanto o Boletim de Ocorrência era confeccionado, o Ciosp avisou que nas proximidades do roubo, no bairro Jardim Guanabara, um indivíduo, com as características do suspeito que fugiu, acabava de entrar em uma residência e furtado roupas na tentativa de despistar a polícia, mudando as vestes.
A segunda residência invadida pertence a E.A.S. P., 42 anos. Segundo ela, o sujeito, identificado como José Claudio Pires da Silva, entrou no local onde funciona também um estabelecimento comercial e foi para o quarto, pegando no guarda-roupa uma camiseta.
Ela gritou “ladrão, ladrão” e conseguiu atrair a atenção de pessoas que foram socorrê-la e acabaram agredindo o suspeito. Depois, os vizinhos chamaram a polícia. José Claudio confirmou ser um dos autores do roubo juntamente com Rafael, e que uma terceira pessoa, Sergio Herpe da Silva, 38 anos, que estava numa motocicleta daria apoio na fuga. O referido indivíduo também foi preso.
No entanto, Sérgio disse que estava em sua casa quando a mãe de José, identificada como M.R.S., pediu para que ele fosse buscá-lo no bairro Guanabara, próximo de um bar e que ele foi até o local para fazer esse favor.
Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia.