A encarregada de vendas Karina Bárbara Barreira, de 35 anos, que deu à luz quíntuplos no dia 13 de abril, no Hospital Sepaco, na Zona Sul de São Paulo, deverá ter alta nesta quinta-feira (23).
Nesta quarta (22), as quatro meninas e um menino completaram 10 dias. De acordo com o boletim médico, os bebês passam bem e apresentam boa evolução do quadro de saúde.
“Até este momento a imaturidade pulmonar vem sendo superada, com quatro deles já em ar ambiente e apenas um em discreto aporte de oxigênio. O sistema cardíaco de todos já está adaptado para a vida extra uterina", diz a nota do hospital.
O centro médico ainda afirma que Karina permaneceu internada para treinamento e orientações e, a partir desta quinta, passará a ser acompanhante dos quíntuplos.
Moradora de Santos, no litoral de São Paulo, ela foi internada de forma preventiva na capital paulista no dia 10 de março. Karina e o marido, João Biagi Júnior, estão juntos há 15 anos e tentavam ter um bebê desde 2010. Aos 35 anos, ela tomou alguns remédios receitados pelo médico para aumentar a espessura do útero, que era muito fina, e conseguiu realizar o sonho de ser mãe.
Cinco pediatras neonatais, três obstetras e dois anestesistas participaram do parto. Uma equipe de pelo menos cinco enfermeiras foi mobilizada no dia 13. Os cinco bebês já estavam com todos os órgãos formados. O parto foi antecipado por causa da insuficiência placentária, de acordo com Raimundo Nunes, coordenador do departamento de ginecologia do Sepaco.
A equipe médica monitorava de perto o estado de saúde de Karina e das crianças. Semanalmente, ela passava por um ultrassom para avaliar a evolução e a vitalidade dos bebês.
G1