Cidades

Mãe cria ‘vaquinha’ para pagar tratamento de filha com doença degenerativa em MT

Uma vaquinha online foi criada por uma mãe para pagar o tratamento da filha dela, Alice Dias Pereira, que tem 5 meses e sofre com uma doença degenerativa. Adrielly Penha Dias mora em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, e é mãe da Alice.

Além dos recursos para o tratamento, Adrielly precisa pagar um advogado para entrar na justiça e fazer a liberação do remédio pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Alice, filha caçula, nasceu no dia 20 de março deste ano, em meio a pandemia do coronavírus. A família tomou todos os cuidados para que ela não fosse infectada.

A partir dos 4 meses, a família começou a perceber que ela não endurecia o pescoço e que foi diminuindo os movimentos das pernas e ficando mais lentos.

Um neuropediatra diagnosticou a menina com Amiotrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1. A doença é progressiva, genética e leva a criança a ficar cada vez mais fraca, resultando na degeneração e perda dos neurônios motores inferiores da medula espinhal e do núcleo do troco cerebral.

A família conta que quanto mais rápido a bebê iniciar o tratamento para a doença, maiores serão as chances de recuperação.

Alice precisa do medicamento Spinraza, reduz a perda das células nervosas motoras, melhorando assim a força e o tônus muscular, ajudando no controle da cabeça e nos movimentos da menina.

Além disso, o dinheiro da vaquinha vai custear a fonoaudióloga e a fisioterapia que foi receitado pelos médicos.

A família publicou nas redes sociais para divulgar o caso de Alice. O pai dela, Jonathan Rosa tem esperança de que o remédio vai ajudar a filha.

“Esperamos que seja eficaz. Se Deus quiser quero ver minha filha em pé. Com a ajuda desse medicamento, ela vai levar uma vida normal”, afirma.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.