Cidades

Mãe Bonifácia: paz, saúde, beleza e contemplação da natureza

Foto Andrea Lobo

Para muitos um refúgio da correria da cidade, para uns lugar de práticas esportivas como a caminhada e a corrida, e ainda para outros ponto de encontro de amigos e até namorados, o Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, é um ponto turístico. Um refúgio para animais e mais de 102 espécies de aves, o pontinho verde no coração de Cuiabá sem dúvida é um lugar de descanso para a população cuiabana.

Com média diária de 600 pessoas, durante a semana, e 1,5 mil nos finais de semana e feriados, o refúgio conta com público bem heterogêneo, como informou o coronel Celso, coordenador do parque. “Aqui desde a criança ao idoso todos vêm para fazer atividades de lazer, caminhada, brincadeiras, piquenique e descontração”, conta. Conforme o administrador, o parque estadual é um verdadeiro ‘remédio’ para o caos urbano: “As pessoas vêm aqui em busca de paz e saúde. Por isso contamos com três áreas distintas para prática de exercícios: da ‘melhor idade’, das crianças e para os jovens”.

ESTRUTURA – Inaugurado no ano 2000, o parque conta com 77 hectares de cerrado preservados, com trilhas que atingem 3.337 metros e composta por 15 quilômetros de pistas pavimentadas e de areia, para exercícios físicos. Trilhas para observação da fauna e flora, aparelhagem para exercícios físicos, mirante de onde se pode ter uma visão de 360º graus da cidade, parque infantil com os brinquedos em ótimo estado de conservação, banheiros feminino e masculino limpos com cestos de lixo e também papel higiênico, bebedouros com água gelada, concha acústica e estacionamento gratuito.

VEGETAÇÃO – A vegetação do local é composta em sua maioria por árvores tipicamente do cerrado e o visitante também pode ver alguns saguis e outros pequenos primatas que têm o parque como morada. Além de capivaras, tamanduás, cutias, preás e pássaros.

REGRAS – Segundo as normas da administração do local, não é permitida a utilização equipamento de som sem autorização prévia da coordenação do parque; realização de atividades que propiciem poluição visual, sonora, residual, atmosférica ou hídrica; danificar a vegetação, colher plantas, caçar ou alimentar os animais; exercer atividade comercial de qualquer natureza sem autorização prévia; acender fogo em qualquer local; trafegar com veículos automotores, patins, bicicletas ou similares nas pistas para pedestres.  

HISTÓRIA – Conta-se que no século XIX, antes da promulgação da Lei Áurea, residia na área onde está localizado o parque uma escrava refugiada e curandeira, que por ser muito idosa não era importunada pelos capitães do mato (caçadores de escravos fugitivos a troco de recompensa). Valendo-se da condição, a velha escrava dava abrigo aos fugitivos e detinha o controle de acesso dos escravos ao quilombo. O nome do parque foi escolhido em homenagem a ela.

A administração do parque está sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O parque fica no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá. O local pode ser visitado diariamente das 5h30 às 18h. Não é cobrada taxa de visitação.

Ponto a ponto com imagens

Mirante – O mirante feito de madeira proporciona aos visitantes uma vista panorâmica do parque e de boa parte da cidade, em 360º. Contudo está interditado e ainda não há prazo para que seja liberado.

Pista de corrida – O parque conta com trechos de 15 quilômetros de pistas pavimentadas que são ideais para prática de corrida ou caminhada. A maior delas, a Trilha das Bandeiras, possui 3.480 metros e circunda toda a área do parque. Nessas trilhas é possível observar animais silvestres típicos do cerrado, como macacos, pássaros diversos e até pequenos mamíferos como cutias. Ou mesmo contemplação da natureza por parte dos visitantes.

Playground – O Mãe Bonifácia possui um belo um playground para crianças com balanços, gangorra e escorregador. As crianças podem usar os brinquedos enquanto os pais se refrescam à sombra das árvores.

Concha Acústica – É um espaço cênico ao ar livre, uma mistura do moderno com a natureza, repleto de verde e ideal para a realização de eventos diversos ao ar livre. A Concha Acústica dispõe de um palco pronto para instalação de sistema de som e luz e pode receber também aulas ao ar livre sem necessidade de aparelhagem eletrônica.

Área de atividades físicas – Além do parque infantil e dos equipamentos para exercícios físicos, há também o espaço reservado à terceira idade, com aparelhos para atividades físicas leves e mais indispensáveis para uma boa saúde.

Casarão – Com biblioteca e algumas salas de reuniões, o local pode ser usado para leitura, estudo e palestras menores. Assim como o miniauditório ao ar livre, em forma circular, que pode reunir várias pessoas em eventos com temática ambiental.
Pista de areia – Caminhadas e corridas na areia, especialmente a fofa, aumentam o esforço da atividade aeróbica, exigindo maior trabalho dos músculos, o que favorece o ganho de massa muscular nas coxas, pernas e glúteos.

Sr. Emanuel – O vendedor oferece aos visitantes e frequentadores do parque uma água de coco geladinha e na medida certa.

Ulisses Lalio

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.