Uma articulação realizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), Juizado Volante Ambienta (JUVAM) Polícia Militar Ambiental, Delegacia de Meio Ambiente (DEMA), Indea, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e Polícia Rodoviária Federal, resultou na decisão de leiloar 203 lotes de madeiras que estão armazenadas em um depósito no Distrito Industrial de Cuiabá e estavam à disposição do Poder Judiciário.
São 7 mil metros cúbicos de madeira que foram apreendidas pelos órgãos de fiscalização durante o combate de 200 ações de crimes ambientais durante o transporte de produtos florestais desde 2015. Parte desta matéria-prima é originária do norte do Estado de Rondônia e que foram apreendidas e fiscalizações da PRF, SEMA, IBAMA e INDEA.
De acordo com MPE, foi montada uma força-tarefa visando dar celeridade ao procedimento. Além dos esforços empreendidos para a lavratura dos autos de avaliação para leilão e elaboração de relatórios técnicos das madeiras periciadas, todos os procedimentos estão passando por análise do Ministério Público e Poder Judiciário.
No próximo dia 11 de maio, esta prevista uma reunião para tratar sobre as deliberações finais. A previsão é que o leilão ocorra no dia 24/04. Haverá publicação do aviso em jornal de grande circulação MT informando dia, hora e data.