Mix diário

Macron diz que tarifas de Trump são ‘brutais’ e resposta será mais ‘massiva’ do que anterior

As tarifas anunciadas na quarta-feira, 2, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, são “brutais e infundadas”, afirmou o presidente da França, Emmanuel Macron. Ele defendeu que a Europa responda às sobretaxas impostas pelo republicano “setor por setor” e classificou as medidas como um “choque para o comércio internacional”. O francês também prometeu retaliações mais “massivas” do que as anteriores.

“A resposta ao anúncio das tarifas dos EUA ontem será mais massiva do que a resposta anterior”, disse Macron em coletiva de imprensa. “Se os europeus trabalharem juntos em sua resposta às tarifas dos EUA, conseguiremos desmantelá-las”, acrescentou.

O presidente da França ainda pediu que as empresas “suspendam” seus investimentos nos Estados Unidos.

Macron alertou que, com as tarifas, a economia e os consumidores dos EUA “ficarão mais pobres e fracos” e destacou que as consequências indiretas das novas taxas de Trump podem “levar outros países da Ásia a aumentar suas exportações para a Europa”.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve