Potes de arroz amanheciam cheios de açúcar, caixa rasgada, comida revirada no chão e lixo espalhado. Essa era a situação de alguns moradores do Bairro Vila União, em Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, porque um macaco-prego 'tocava o terror' na vizinhança e, inclusive, correu atrás de uma cachorrinha com uma faca, segundo relato da moradora Poliana Rodrigues.
O animal vivia com uma família até que foi deixado sozinho na casa, quando eles decidiram ir embora por motivos pessoais e, desde então, passou a invadir as residências do entorno, praticando todo tipo de arruaça.
Para alívio dos vizinhos, que até apelidaram ele de Biscoito, os bombeiros capturaram o animal na quarta-feira (30) e o levaram para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Lucas do Rio Verde, a 360 km da capital.
A moradora Poliana Rodrigues afirmou que, na manhã de quarta-feira (30), viu o animal em cima da pia da cozinha comendo uma verdura.
A cachorrinha dela, chamada de Princesa, começou a latir ao vê-lo. O macaco, então, pegou uma faca e avançou contra ela. Ninguém ficou ferido, segundo a moradora.
"Eu consegui tirar a faca dele, mas minha cachorrinha continuou acuando ele, até que pegou uma colher e foi para cima dela de novo. Por fim, ele se assustou e saiu correndo, pulando pelas coisas, e minha cachorrinha foi atrás", relatou.
Conforme Rodrigues, a presença de Biscoito era constante e não era apenas na casa dela.
"Ele entrava na nossa casa e acabava com tudo. Quebrava vasilha, rasgava caixa de leite e abrir pote de comida, jogava no chão. Fez isso em vários vizinhos. Ele pegou um pote de açúcar e jogou no de arroz. Abriu um pote de creme e espalhou pela casa inteira. Fez uma arruaça. Eu chegava do serviço e ficava estressada com ele", disse.