Esportes

Lyoto mostra que pode superar tática morna com golpe perfeito

Uma das maiores críticas ao ex-campeão dos meio-pesados Lyoto Machida é seu estilo elusivo e exageradamente tático. E os maiores elogios que ele recebe é por conta de seu estilo elusivo e exageradamente tático.

Foi exatamente assim que o brasileiro conquistou fãs, detratores, o título do Ultimate e mais duas chances de disputar cinturões, usando sua base do caratê e esperando o momento certo de atacar. Isso faz com que a maior parte de seus combates variem entre grandes nocautes e lutas pouco movimentadas.

Para a sorte dos fãs de MMA que acompanharam o último evento do UFC neste ano, no último sábado, em Barueri, Machida apresentou a primeira opção: o golpe perfeito – como já tinha feito, no UFC, com Mark Munoz, Ryan Bader ou Randy Couture. E precisou de apenas 1min02 para isso.

Nos 62 segundos que durou a luta principal deste card derradeiro de 2014, o brasileiro controlou o centro do octógono, esquivou e fugiu bem dos golpes de CB Dollaway, mas, como sempre brilhou nas fintas de cintura. É uma marca registrada dele e que sempre funciona.

Seus adversários nunca sabem se ele vai chutar baixo, alto ou no corpo. E foi assim que ele conseguiu o golpe que lhe deu a vitória. “Achei que ele chutaria minha cabeça, mas passou por baixo do meu cotovelo. Imaginei que a área estava protegida. Dei um passo para trás para respirar, mas não consegui. Fiquei basicamente paralisado'', explicou o americano.

Os números do combate mostram o domínio de Lyoto. Dollaway só pode tentar dois golpes e não acertou nenhum. (Foi o sexto lutador a perder um combate sem ter atingido o rival na história do UFC.) Por sua vez, Machida tentou 19 golpes e acertou o rival 12 vezes, sendo todos de maneira significativa.

Com essa vitória, Lyoto Machida mostrou que continua como um dos principais nomes da categoria, mesmo após perder a disputa de cinturão para Chris Weidman em julho. Uma vitória sobre Luke Rockhold o deixa em situação muito confortável para voltar a tentar o título dos médios.

Fonte: UOL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos