Cidades

Luminárias artesanais feitas por publicitário encantam clientes

Foto: Ahmad Jarrah / Circuito MT

À procura de um novo projeto de trabalho, o publicitário Alexandre Ames, 44, viu no artesanato uma forma de sair da vida atribulada de noites sem dormir para cumprir prazos, falta de tempo para a família e horários sem flexibilidade. 

A partir de um insight, Alexandre criou o conceito ‘Feito Luz – Luminárias Artesanais’, e deixou 15 anos de carreira consolidada para se arriscar em um novo ramo. “Eu estava decorando a casa da minha namorada quando percebi que faltava uma luminária, num estilo praiano, mas não encontrei aqui em Cuiabá. Então resolvi fazer”, conta.

Recente no mercado a empresa Feito Luz ficou em processo de desenvolvimento durante seis meses para trazer uma proposta sustentável. A sua confecção é feita com madeira de reflorestamento, e para o corpo da luminária são utilizados tecidos estampados, linho e juta.  A luz é fria, e futuramente as luminárias serão substituídas por lâmpadas de led, para aumentar ainda mais a sua durabilidade, alinhando assim a ideia sustentável.

Os acabamentos das luminárias são feitos na cor cerejeira e com o envelhecimento à mão para trazer o toque rústico ao objeto. Uma junção de materiais e acabamentos de qualidade para ampliar a duração do produto.

O novo artesão já havia pensado em outros empreendimentos para realizar a sua vontade de ser autônomo, todos sempre seguindo uma linha voltada para a realização de produtos sustentáveis. 

A expectativa de Alexandre é de que as luminárias sejam bem aceitas no mercado. “À medida que eu estou divulgando o meu trabalho, a demanda vai aumentando. Eu espero poder vender no interior de Mato Grosso e para fora do Estado também. Futuramente pretendo buscar parceiros para tornar a revenda ainda maior”, diz.

Um dos atrativos do trabalho realizado por Alexandre com as luminárias é o fato de colocar a personalidade do cliente no item, além de ser uma peça de decoração quando desligada. “Através de projetos exclusivos consigo colocar a personalidade do cliente no objeto”, diz.

A luminária cria um clima intimista e aconchegante no ambiente. Ela possui uma iluminação branda, transformando o clima e tornando o local suave onde ela esteja instalada.

Alexandre ressalta ainda: “Eu não sou agressivo nos preços, eu quero atingir vários públicos. O valor máximo que uma luminária de chão pode chegar é R$ 320,00 e o mínimo de uma de teto é R$ 270,00. Assim a pessoa pode parcelar em duas, três vezes, sem pesar no orçamento”, explica.

Segundo ele, há uma porção de novas ideias em fase de desenvolvimento e elas serão apresentadas em 2016. O artesão está realizando testes com novos materiais para aumentar o nicho de público. “Os meus clientes são pessoas de bom-gosto, que gostam de algo diferenciado na decoração e que sabem o valor de uma boa iluminação”. 

O prazo de entrega das luminárias é curto, no máximo um dia. Caso o cliente deseje uma peça exclusiva, o prazo é maior e varia de acordo com o pedido. Outra opção também são os aluguéis das luminárias para eventos – modalidade também praticada por sua empresa. O site https://gatesofolympus-slot.com/pt/ tem dicas sobre como jogar Sweet Bonanza. Jogue a versão demo do slot de graça antes de começar a jogar por dinheiro.

O artesão fala da importância das feiras criativas que ocorrem em Cuiabá, como a Feira sustentável do Gran Bazar Pac, realizada na Praça da Mandioca e a Feirinha da 24, realizada na Rua 24 de outubro. “Feiras como essas promovem o encontro entre os lojistas e o público final. Assim é possível ver o produto de perto, tocar, ver o material, saber como é feito, e não apenas por foto”. Explana.

ILUMINAÇÃO

É necessário pensar na quantidade de lâmpadas que emitirão luz num determinado ambiente, a distribuição dos pontos de luz, o tipo de lâmpada e a potência de cada uma, para que o espaço não fique excessivamente iluminado ou demasiado escuro.

A arquiteta Karyna de Andrade Carvalho Rosseti falou ao Circuito Mato Grosso sobre a importância da iluminação ambiente: “A iluminação tem duas funções: a laborativa, usada para a realização de atividades e a de fornecer impressões. A iluminação diferenciada complementa o ambiente e destaca elementos, além de trazer sensações de calma e energia para o morador”, explica.

As cores das lâmpadas, branca ou amarela, influenciam no conforto do ambiente. As lâmpadas de luz amarelada trazem um clima de aconchego, ao contrário das brancas que tornam o ambiente mais frio e incômodo. 

A cor do ambiente também deve ser considerada, pois dependendo dela, a intensidade de luz transmitida pela luminária pode ser reduzida ou intensificada. Cores em tons escuros absorvem a luz, necessitando de maior potência da lâmpada para iluminar adequadamente e as claras refletem a luz, bastando lâmpada de potência menor.

Segundo a especialista, as luminárias têm um papel importante em um sistema de iluminação. Elas contribuem diretamente para uma distribuição eficiente da luz no ambiente e para o conforto visual das pessoas. É preciso saber se deseja uma iluminação direcionada ou difusa. 

Noelisa Andreola

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.