Em sua visita a Mato Grosso, nesta sexta-feira (3), para entrega de casas populares em Rondonópolis (212 km ao Sul), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar da fila do ossinho em Cuiabá, que chocou o país. O presidente disse que não é explicável haver fome no país que é o terceiro maior produtor de alimentos do planeta. Também prometeu que irá voltar a Mato Grosso para comer picanha com o prefeito Zé do Pátio (PSB).
“Foi aqui nesse Estado, um dos maiores criadores de gado do país, maior produtor de grãos nesse país, que aparece uma mulher na porta de um açougue recebendo osso para fazer sopa em casa. Não é explicável no país que é o terceiro produtor de alimento no planeta, no país que é o maior produtor de proteína animal do mundo a gente tenha 33 milhões de pessoas passando fome”, disse Lula em seu discurso.
A fala do presidente também foi replicada em uma postagem no seu perfil no Twitter. No discurso Lula ainda disse que tem 4 anos para consertar o país e por isso irá conversar com governadores e prefeitos, pessoas que gostam ou não dele, para que consigam cuidar do povo.
“Eu quero dizer para vocês, que o Brasil produz alimento suficiente para o seu povo. Os avanços da genética e tecnológicos fizeram com que o Brasil se transformasse nesse extraordinário país produtor. Por que as pessoas passam fome? Porque elas não têm dinheiro para comprar o alimento, porque se tivessem dinheiro encontravam o alimento no supermercado”.
Lula criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro, apontando que não realizou nenhuma obra em Mato Grosso e que deixou o país semidestruído. Ele ainda disse ao prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que a situação irá melhorar e voltará a Mato Grosso para comer picanha com ele.
“Eu quero dizer ao prefeito que voltarei aqui outra vez e você vai oferecer um churrasco, e nesse churrasco vai ter a picanha, mas não só. A gente gosta de costela, alcatra, de maminha. Olha, quem é vegetariano, não come carne, vamos tratar de ter uma agricultura saudável. Para que as pessoas possam comer uma salada bem tratada”.