Mix diário

Lula vê alta de juros ‘precificada’ e diz que em breve BC deve poder reduzir a Selic

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, negou nesta terça-feira, 3, que tenha poupado a política monetária de críticas apenas porque o atual presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, foi indicado por ele ao cargo. Em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o petista disse que a elevação dos juros vista este ano estava “precificada”, e afirmou que em breve o BC deve poder reduzir a Selic.

“O que nós estamos conscientes é de que a inflação está controlada, que começou a cair o preço dos alimentos, e eu acho que logo, logo o Banco Central vai tomar a atitude correta de começar a abaixar os juros”, disse Lula. “Os juros estão muito altos. Agora, é engraçado porque mesmo juros tanto altos, a economia continua a crescer.”

O presidente afirmou ter “100% de confiança” na idoneidade de Galípolo, a quem chamou de “companheiro”, e disse acreditar que o chefe do BC vai “dar conta do recado.”

Ele afirmou, ainda, a economia tem crescido em parte por causa da oferta de crédito a agricultores e empreendedores, por exemplo.

Lula criticou, ainda, a avaliação de que o crescimento da economia pode levar a um aumento da inflação. “Se para controlar a inflação for preciso ter fome, não é possível a gente aceitar, é preciso encontrar outro jeito para controlar a inflação”, disse.

O BC já afirmou que uma desaceleração da atividade faz parte dos mecanismos de transmissão da política monetária.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve