Mix diário

Lula tem reunião bilateral com presidente da África do Sul no G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, neste domingo, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, na primeira reunião bilateral com um chefe de Estado vindo ao Brasil para o G20. Durante o encontro, Lula relatou a reunião e o trabalho do G20 Social e pediu que a África do Sul continue com essa prática inaugurada pela presidência brasileira, dado que Ramaphosa será o próximo a assumir a presidência do grupo.

O presidente sul-africano garantiu que deve dar continuidade ao trabalho do Brasil no G20, enquanto o Brasil se colocou à disposição da África do Sul para “transferir toda a experiência brasileira na presidência do G20”, informou comunicado do Palácio do Planalto, divulgado há pouco.

Lula e Ramaphosa também conversaram sobre a retomada das reuniões do IBAS, grupo que reúne Brasil, Índia e África do Sul, e sobre a presidência brasileira do grupo BRICS, que deve se reunir ano que vem no Brasil. Além disso, os dois presidentes conversaram sobre o financiamento da preservação ambiental discutido em fóruns ambientais e sobre a proposta de taxação de 2% dos três mil indivíduos mais ricos do planeta, que detém um patrimônio de US$ 15 trilhões.

Ainda segundo o comunicado, participaram da reunião os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, da Fazenda, Fernando Haddad, da Agricultura, Carlos Fávaro, e da Gestão e da Inovação, Esther Dweck. Também participaram o assessor especial, Celso Amorim, e o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento e Indústria, Márcio Elias Rosa.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve