DESTAQUE 1 Política

Lula manda soltar criminosos no natal, mas mantém na prisão patriotas do dia 8/01

Por Lucas Bellinello

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), assinou o decreto referente ao indulto de Natal para presos. A medida foi oficializada na edição do “Diário Oficial da União” desta sexta-feira, marcando o primeiro indulto natalino durante seu terceiro mandato.

O indulto, um perdão de pena concedido anualmente próximo ao Natal, está previsto na Constituição e destina-se a indivíduos que atendem a critérios específicos estabelecidos em um decreto presidencial.

Ao ser contemplado com o indulto, o preso tem sua pena extinta e pode deixar a prisão, diferente do ‘Saidão’ de Natal, em que os detentos apenas são liberados para passar a data com a família.

Vale ressaltar que o indulto não possui efeito automático; após a publicação, advogados e defensores públicos dos detentos elegíveis precisam acionar a Justiça.

Os beneficiados incluem aqueles condenados por crimes não violentos, mulheres com penas inferiores a oito anos que possuam doença crônica ou deficiência, indivíduos em idade avançada ou com doenças terminais. No entanto, o texto exclui os condenados por crimes hediondos, violência contra a mulher, delitos ambientais e atentados contra o estado democrático de direito, como os perpetrados nos eventos de oito de janeiro.

Lucas Bellinello

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões