Mix diário

Lula: ‘Hospitais federais (do Rio) sempre foram usados com peça de troca em campanha eleitoral’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou há pouco em cerimônia de inauguração do novo Centro de Emergência 24h para crianças e adultos do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que os hospitais federais da região sempre foram usados com “peça de troca” em campanhas eleitorais.

Segundo o presidente, a parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, firmada em dezembro de 2024, que traz recursos de ambos os órgãos, colocou fim a esse uso político do aparelho público.

Com a ampliação do investimento federal, foram repassados R$ 150 milhões para o município, além de R$ 610 milhões anuais do Teto MAC, para custeio de serviços de saúde de média e alta complexidade.

Debate político

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é preciso “transformar 2026 no ano da verdade”. Ele criticou a disseminação de notícias falsas nas redes sociais, bem como o uso excessivo de celulares. “Mentira leva à violência”, afirmou citando casos de violência contra a mulher.

O presidente participou, neste domingo, da cerimônia de inauguração do novo Centro de Emergência 24h para crianças e adultos do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. “Antes e depois vai desmascarar quem fala bobagem”, disse o presidente, referindo-se aos registros de sucateamento deste aparelho público antes da parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, firmada em dezembro de 2024, que ampliou recursos destinados ao hospital.

“Esse ano vamos estabelecer regras de debate político onde a verdade vai prevalecer”, disse o presidente.

No início do evento, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, relembrou que completa seu 14º ano como prefeito da cidade: “Se Deus quiser, em breve, o senhor vai viver essa experiência, eu te conto depois como é. Claro que o prefeito do Rio de Janeiro é muito mais importante que o presidente da República, mas o senhor também terá essa alegria e essa honra”, afirmou.

No discurso, Lula respondeu à brincadeira dizendo que Paes acertou em quase tudo o que disse, mas que “o Rio de Janeiro não é mais importante que o Brasil”.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve