Mix diário

Lula enfatiza que é preciso o mundo se unir para acabar com a fome no planeta

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, enfatizou nesta segunda-feira, 18, que é preciso o mundo se unir para acabar com a fome no planeta, durante o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. A afirmação foi realizada momentos antes do início da primeira sessão de discussões de líderes do grupo das 20 maiores economias do globo (G20), que ocorre nesta segunda e na terça-feira, 19, no Rio de Janeiro.

“Se assumirmos a responsabilidade do combate à fome e à pobreza, conseguiremos ter sucesso”, afirmou o presidente do Brasil.

O chefe do Executivo agradeceu a “generosidade” dos presentes, que, segundo ele, está transformando o Rio de Janeiro na “capital do mundo” neste dia 18 de novembro. “É muito importante o que vamos discutir daqui e eu tenho certeza que, se nós assumimos a responsabilidade nesse assunto da fome e da pobreza, nós poderemos ter sucesso em contê-lo.”

O presidente enalteceu as qualidades do Rio de Janeiro, lembrando que o município é conhecido como “cidade maravilhosa”. “De um lado, a beleza exuberante da natureza, sob os braços abertos no Cristo Redentor, um povo diverso, vibrante, criativo e acolhedor. De outro, injustiças sociais profundas. O retrato vivo de dificuldades históricas e persistentes.”

Lula lembrou que esteve na reunião do G20 durante a crise financeira internacional de 2008 e 2009. Dezesseis anos depois, de acordo com ele, as coisas não melhoraram.

“Constato com tristeza que o mundo está piorando, há um maior número de conflitos armados desde a Segunda Guerra Mundial e a maior quantidade de deslocamentos forçados já existente. Os fenômenos mais extremos mostram seus efeitos devastadores em todos os cantos do planeta”, citou o presidente brasileiro.

Estadão Conteudo

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve