Nacional

Lula e Zelensky não terão reunião durante cúpula do G7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não terão uma reunião bilateral durante a cúpula dos líderes do G7, em Hiroshima, no Japão. O motivo apresentado é a "incompatibilidade de agendas" entre os dois líderes.

Lula participa da reunião de cúpula do G7 como convidado, marcando o retorno do Brasil após 14 anos ao encontro do grupo que engloba as sete economias mais industrializadas do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Na sexta-feira (19), o presidente ucraniano propôs uma reunião bilateral entre os dois chefes de estado durante a cúpula de líderes. A informação foi transmitida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil à TV Globo.

De acordo com o governo brasileiro, a possibilidade de uma reunião foi negociada e uma sala de reunião foi preparada para o encontro. No entanto, devido à "incompatibilidade de agendas", a reunião não ocorreu.

O governo brasileiro afirmou que Lula ofereceu mais de um horário, mas a equipe do presidente ucraniano não conseguiu encaixar a reunião na agenda de Zelensky.

Quando questionado se ficou decepcionado com o fato da reunião não ter acontecido, o presidente ucraniano respondeu ironicamente que acreditava que Lula deveria ter ficado decepcionado. Zelensky se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, neste domingo (21).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus