Mix diário

Lula diz que terras raras não vão ser exploradas por estrangeiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça, 5, que o governo não vai permitir que os minerais raros sejam explorados por países estrangeiros. A declaração foi feita durante a cerimônia de abertura da 5.ª reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Consea), o Conselhão.

“Estamos construindo uma política nacional que vai garantir que a exploração desses recursos traga ganhos ao povo brasileiro”, disse Lula.

A declaração ocorreu após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmar, na segunda-feira, que há a possibilidade de acordos de cooperação com os EUA envolvendo terras raras e minerais críticos. “Podemos fazer acordos de cooperação para produzir baterias mais eficientes”, disse Haddad.

“Se essas terras raras e esses minerais críticos existem de verdade no Brasil, ele é nosso. A gente não vai permitir que eles sejam explorados como outros minérios em tanto tempo”, disse Lula.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve