Mix diário

Lula diz que economia vive ‘melhor momento’ e que inflação ‘está totalmente controlada’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 6, que a economia “vive seu melhor momento” e que a inflação “está totalmente controlada”.

“Onde está ruim? O dólar está elevado. Ele foi motivo de especulação contra a moeda nesses dias e está voltando à normalidade. A inflação está totalmente controlada. Pode crescer 0,5 ponto porcentual ou cair 0,5 ponto, mas está totalmente controlada. Mas não há nenhum problema para que as pessoas tenham dúvida de que o Brasil vai continuar crescendo, gerando emprego e aumentando salário”, disse o presidente.

Lula concedeu entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, nesta quinta-feira. O chefe do Poder Executivo repetiu que quer discutir com o setor produtivo e atacadista sobre o preço dos alimentos e defendeu que seu objetivo “é fazer com que preços cheguem a ser compatíveis com aquilo que as pessoas ganham”.

Em outros setores, como o de serviços, Lula disse que o governo “perde controle sobre o preço”, mas orientou a população a “não comprar o que achar que está caro”, com a perspectiva de que esses produtos, ao não serem vendidos, teriam de ter uma redução no preço.

Apesar disso, o presidente demonstrou confiança na economia brasileira. Disse que o PIB brasileiro deve crescer 3,5% ou 3,7% neste ano. A expectativa do mercado financeiro indica uma desaceleração do crescimento a partir deste ano. A mediana do relatório Focus para o crescimento do PIB brasileiro em 2025 ficou estável nesta semana em 2,06%.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve