Mix diário

Lula atualiza perfis em redes sociais com foto de boné com frase ‘o Brasil é dos brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem como nova foto nos perfis nas redes sociais uma imagem em que aparece com uma versão branca do boné com a mensagem “O Brasil é dos brasileiros”. A nova imagem consta no Instagram, no TikTok e no Kwai.

Na semana passada, Lula publicou um vídeo em que usava o acessório azul, entrando na “guerra dos bonés” que ganhou o Congresso e mesmo Câmaras Municipais de diferentes partes do País.

Trata-se de uma referência aos bonés utilizados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seus apoiadores, que levam a mensagem “Make America Great Again” (Torne a América Grande de Novo, na tradução). A versão brasileira foi denominada boné “anti-Trump”.

A primeira aparição do adereço foi nas eleições para as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, em 1.º de fevereiro, em que foi usado por parlamentares da base do governo. No dia 3, a oposição usou versões próprias do item para responder aos governistas, com a frase “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”.

Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, um dos primeiros a utilizar o boné azul, a ideia da frase partiu do novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o marqueteiro Sidônio Palmeira.

No último dia 4, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou a postura de parlamentares apoiadores do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que dedicaram os dois primeiros dias de atividade do Congresso Nacional para enviar mensagens usando bonés.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve