Mix diário

Luiz Marinho: escala 6×1 é ‘cruel’; transitar para 5×2 ‘seria um belo de um avanço’

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que “seria um belo de um avanço” uma eventual transição da escala de seis dias de trabalho e um de descanso para cinco dias de jornada e dois de folga. As declarações ocorreram nesta quarta-feira, 7, em sessão da Comissão de Trabalho na Câmara dos Deputados.

“Acredito que a jornada máxima é possível reduzir”, afirmou Marinho. “O 6×1 é cruel. Acho que transitar do 6×1 para o 5×2 seria um belo de um avanço especialmente para o segmento dos trabalhadores do comércio, que reclama muito disso”, acrescentou.

Marinho chamou a atenção de observar a diferença entre a jornada do trabalhador e a jornada da atividade econômica. “Tem atividade econômica que tem a necessidade de trabalhar os 365 dias do ano, 24 horas por dia. Aqui entra o papel da negociação das convenções coletivas”, declarou.

Segundo o ministro, a visão do governo é de “buscar uma jornada que respeite o trabalhador” e, ao mesmo tempo, “encontrar sustentabilidade econômica”.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve