Política

Lúdio usa montagem e propaganda é suspensa pela Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral suspendeu um programa do candidato ao Governo do Estado Lúdio Cabral (PT), sob a justificativa de que o petista se utilizou de sua propaganda para dizer inverdades sobre seu adversário, o candidato Pedro Taques (PDT). O juiz Alberto Pampado argumentou que o petista, em seu programa eleitoral, apresentou um vídeo do debate realizado na rádio Mix, com recursos de ‘montagem/trucagem’. 

Em sua decisão, o juiz determinou a não suspensão imediata do vídeo. Lúdio Cabral ainda terá que cortar o dobro do tempo em relação ao que já foi veiculado, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 5 mil. 

Na última segunda-feira (15), o petista usou partes de uma fala de Pedro Taques sobre o episódio envolvendo seus suplentes no Senado. Na ocasião, o vídeo apresentado dava a impressão de que Taques não havia respondido a uma das perguntas elaboradas por Taques. “O que eu Senador, tem a ver com isso? Absolutamente nada”, dizia Taques no trecho do vídeo veiculado na propaganda eleitoral gratuita. 

A coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’, encabeçada pelo candidato pedetista, alegou que, “ao contrário do que foi veiculado, Taques respondeu claramente que quem vai ficar no seu lugar caso ganhe a eleição será José Medeiros (PPS)”.

O juiz Alberto Pampado ainda classificou como ‘inescrupulosa’ a ação realizada por Lúdio. “Assim, trata-se de uma técnica audiovisual pueril, bem como, atitude desnecessária e inescrupulosa, haja vista que o horário reservado ao programa eleitoral, pode ser melhor utilizado, ainda que para formulação de críticas e comparações aos candidatos, eis que admitida em nosso ordenamento jurídico a propaganda eleitoral negativa, porém, sem veicular inverdades”, diz trecho da decisão.

Na decisão, o juiz ainda pontua que Lúdio utilizou respostas de Taques “de modo descontextualizado, com objetivo único de ridicularizá-lo, atribuindo-lhe a impressão de total omissão e desconhecimento a respeito dos seus suplentes no Senado”. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões