Mix diário

‘Lua de Morango’ já tem data em 2025; entenda nome e onde ela poderá ser vista

A “Lua de Morango” tem seu auge nesta quarta-feira, 11, às 4h44. Apesar do nome, o satélite não ficará com uma coloração avermelhada ou com o aspecto da fruta.

O apelido para a Lua Cheia de junho vem do nome batizado por tribos nativas americanas. Na América do Norte, este é o mês em que os primeiros morangos geralmente estão maduros para serem colhidos.

O nome não tem correspondência com a época da colheita de morangos no hemisfério Sul, mas se popularizou por aqui também.

Todas as Luas cheias tem um nome. Segundo a Nasa, agência espacial americana, na década de 1930, o Maine Farmer’s Almanac começou a publicar nomes indígenas para elas e eles são agora amplamente conhecidos e usados.

Na Europa, esta Lua também é conhecida como Lua de Hidromel ou Lua de Mel.

O fenômeno ocorre dois dias antes do lunistício, também apelidado de “paralisação lunar”. O astrônomo Marcelo de Cicco, entretanto, alerta que o termo não é literal – ou seja, não há paralisação.

Na verdade, ela ficará visível por um período maior. “Mais tempo pra curtir a lua nos céus”, ele diz. Ainda de acordo com o especialista, tal ciclo é comum, ocorre há milhões de anos e se repete sempre.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve