Entre as alterações mais pedidas pelos usuários, a Microsoft finalmente pretende adotar o menu “Meus apps”, onde o dono do smartphone poderá ter acesso à lista de aplicativos baixados naquela conta. Além disso, a Windows Phone Store deve ganhar o recurso de atualização automática de apps via Wi-Fi, ao contrário do que ocorre hoje, quando os usuários precisam aguardar as notificações na live tile da loja ou acessar a página do aplicativo.
Outro pedido que também será atendido é o menu Downloads, onde será possível verificar as transferências ativas. Já na tela inicial, a loja do Windows Phone dará foco total à sessão Destaques, que terá mais de um aplicativo, e também trará novas listas: jogos, Top, Novos + Em ascensão, entre outros. Além disso, o sistema deverá exibir uma lista personalizada de apps de acordo com o histórico de compras do usuário e com a sua localização.
A reformulação da loja deve incluir ainda a página de aplicativos, que ganhará novas seções e algumas mudanças na interface. Em primeiro lugar, detalhes como versão, tamanho, data de lançamento e idioma do aplicativo estarão em destaque em uma guia separada. Além disso, a página de avaliações ganhará gráficos para melhor entendimento das notas e os usuários poderão classificar os comentários como úteis ou não. Já as fotos do app agora ficarão junto com a descrição — e não mais separadas — e o usuário poderá fixar um atalho para a página do aplicativo na tela inicial.
No geral, as mudanças da loja do sistema da Microsoft devem deixa-la bastante parecida com a do Windows 8.1, além de torná-la mais próximas das rivais Google Play e Apple Store. O Windows Phone 8.1 será apresentado na próxima quarta-feira (2), durante a conferência BUILD 2014, em São Francisco, Estados Unidos. Até lá, a Microsoft guarda alguns mistérios para o seu sistema operacional de celulares.
TechTudo